A cidade poderá se tornar um pólo de referência nos atendimentos de emergência e de especialidades
A cidade de Cubatão poderá se tornar um grande pólo de referência no atendimento à Saúde: os encaminhamentos já foram iniciados e aguardam agora a liberação por parte do Governo Federal. A prefeita Marcia Rosa protocolou na manhã desta quinta feira, 10/2, no Ministério da Saúde, em Brasília/DF, um projeto para criação de um novo Complexo de Saúde de Cubatão, que contempla um moderno Pronto Socorro Infantil, um Pronto Socorro Central, um Centro de Especialidades e uma Farmácia Popular.
Todo este complexo de Saúde será integrado ao Hospital Municipal de Cubatão “Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva”, que deverá ser reformado, recebendo adaptações no pavimento térreo, onde será interligado ao novo prédio do Pronto socorro. O complexo de Saúde contará também com um Centro de Especialidades, onde haverá uma central de marcação de consultas e exames, um ambulatório de doenças sexualmente transmissíveis (DST), um centro de diagnósticos, ambulatório pediátrico, de saúde da mulher, saúde do idoso, saúde mental e odontológico, além da recepção e administração.
O valor estimado para a implantação desse complexo é estimado em R$ 32 milhões 376 mil, que poderão ser financiados por verbas federais. Segundo informou a prefeita Marcia Rosa, ao dr. Edson Pereira Oliveira, assessor especial do ministro da saúde, a cidade de Cubatão vem se tornando uma referência na Saúde, devido à excelência no atendimento de emergência no Hospital Municipal de Cubatão, e isso tem sobrecarregado todo o sistema de Saúde.
Marcia Rosa disse ainda que - além da população cubatense - a cidade recebe diariamente centenas de pacientes, vindos de diversas cidades da região metropolitana, como Guarujá, Bertioga, São Vicente e Santos, além de receber trabalhadores do Pólo Industrial de Cubatão e usuários das quatro rodovias que cortam o município (Anchieta, Imigrantes, Padre Manoel da Nóbrega e Cônego Domenico Rangoni). Devido a esta demanda, são investidos mais de R$ 300 milhões nos programas de Saúde.
Dengue - Aconteceu também uma reunião com Giovanini Coelho, coordenador do Programa de Dengue, do Ministério da Saúde, onde foram tratados os encaminhamentos que o município de Cubatão, com apoio do Ministério da Saúde, farão nos próximos dias.
Giovanini informou à prefeita que nos próximos dias serão enviados à cidade dois técnicos da Secretaria de Assistência a Saúde (SAS) que, junto com técnicos do município, traçarão um diagnóstico, levando em consideração os casos de dengue constatados de pacientes oriundos de cidades vizinhas, número de focos de mosquito detectados no município de Cubatão, dando atenção especial ao grande fluxo de caminhões pelo município.
Marcia Rosa comentou já ter apresentado sua preocupação com o crescente número de casos confirmados de dengue na Região Metropolitana da Baixada Santista e pedido o apoio e a união de todos os prefeitos, por meio de Condesb e Agência Metropolitana (Agem).
Participaram também da reunião o secretário-chefe de Gabinete, José Carlos Ribeiro, e o Secretário da Habitação, Wagner Moura dos Santos.
Texto e Fotos: José Mário Alves - MTb 59.316/SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário