Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

terça-feira, 27 de julho de 2010

Hospital Dr Luiz Camargo recebe três certificações de qualidade

Terapia Intensiva, PNCQ e 3M são as qualificações concedidas ao Hospital Municipal de Cubatão, que é gerido pela Organização Social (OS) Pró-Saúde


O Hospital Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva, de Cubatão/SP, recebe no próximo dia 30 três certificações de qualidade: de Terapia Intensiva (Sistema Quati); do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ); e de Monitorização da Esterilização (Categoria Bronze). O assunto, inclusive, foi pauta de matéria publicada no site da revista eletrônica Saúde Business Web, no dia 26 (segunda-feira).

A cerimônia de entrega acontece às 10 horas desta sexta-feira no auditório P3 do Hospital. Na oportunidade, estarão presentes o secretário municipal de Saúde, Dr. Vandejacson Bezerra de Andrade, e outras autoridades de Cubatão, bem como representantes de órgãos de classe, diretoria executiva e colaboradores da Pró-Saúde e Hospital e, claro, os representantes das empresas certificadoras.

Na primeira, a qualificação do Hospital de Cubatão virá por meio do projeto “AMIB do Tamanho do Brasil”, desenvolvido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

No que se refere ao PNCQ, a certificação se baseia numa avaliação técnico-científica, com divulgação e implantação em todo o território nacional, vinculado às normas e diretrizes internacionais, preconizadas por organismos nacionais e internacionais (relativos aos ensaios de proficiência), quando foram avaliados o laboratório e o Banco de Sangue).

Já a última delas será concedida pela empresa 3M, que faz o reconhecimento às recomendações de prevenção a infecções, baseada em segurança, tecnologia e nas práticas de esterilização nas instituições de saúde.

Com estas qualificações, o Hospital Municipal de Cubatão passa a ser o primeiro hospital da Baixada Santista a integrar o sistema brasileiro de Indicadores de Qualidade em Terapia Intensiva nos serviços de UTI adulto e UTI infantil e UTI neonatal. Assim como o primeiro da Região a ser contemplado com o título de instituição de Saúde que adota as “Melhores Práticas’’ no processo de esterilização.

“Isso é o resultado da busca pela excelência nos serviços, o profissionalismo e a humanização de atenção à saúde, do modelo como são realizadas pela unidade , por meio do comprometimento e do trabalho em equipe, possibilitando ao paciente segurança e qualidades de vida”, diz Ênilo Vinícius Farias, diretor geral do Hospital, ao falar da satisfação pelo êxito alcançado pela instituição.

Para o Dr. Vandejacson, titular da Saúde de Cubatão, o fato da unidade receber simultaneamente três qualificações deste porte significa que o Hospital Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva (“Hospital Modelo”) representa um exemplo de bom funcionamento de uma instituição pública. Em recente pesquisa realizada em nossa região, ele apareceu em primeiro lugar dentre os hospitais públicos da Baixada Santista.

“As três certificações agora recebidas é o reconhecimento de um cuidadoso processo de aperfeiçoamento de metodologias e técnicas de trabalho, combinando a atualização e renovação de insumos e equipamentos com o treinamento e adequação de recursos humanos”.

O resultado disto é a melhor qualidade de serviço prestado à população cubatense. E representa o respeito de nossa administração pela saúde dos munícipes.

Vandejacson afirma que “toda a equipe do Hospital merece ser parabenizada pela importante conquista destas certificações. E também deve se preparar para mais conquistas, uma vez que já destacamos outras metas a atingir, entre elas a obtenção do título de “Hospital Amigo da Criança”.

O secretário revela ainda que “temos muitos planos para melhorar ainda mais nosso hospital e estes resultados demonstram que estamos avançando. Desta forma, reafirmamos o nosso propósito de seguir participando do esforço para fazer deste hospital continuar sendo um exemplo de trabalho que une a humanização, a adequação tecnológica e a qualidade de atendimento à população de Cubatão”, completou Vandejacson.


Texto: Ismael Pereira - Mtb:40.407/SP (pela SMS) e Daniela Borges Mtb: 38.104 - Ass. de Imprensa do Hospital (Pró-Saúde)


Nenhum comentário: