Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cubatão e os avanços na Educação

Fábio Oliveira Inácio*

A rede municipal de ensino de Cubatão atingiu o melhor IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da Baixada Santista. A cidade obteve 5,5 pontos nas séries iniciais do Ensino Fundamental, superando a meta estabelecida para 2015. No Ensino Fundamental II, a rede municipal chegou ao índice de 4,6, subindo 0,7 pontos e quase alcançando a projeção de 2013, prevista para 4,7 pontos.

O mais importante quando analisamos os dados de Cubatão é observar que todas as unidades de ensino atingiram a meta estabelecida pelo Inep. E, com exceção de uma unidade, todas as demais superaram essa meta, o que demonstra uma melhora geral do sistema educacional.

Embora a Cidade tenha uma escola entre as 30 melhores do Brasil e ocupe o 4º melhor resultado no Estado, nosso grande objetivo é melhorar todas as unidades escolares, para que não tenhamos ilhas de excelência, mas sim um sistema educacional de qualidade. Neste sentido, vale destacar o avanço de escolas como as UME Ulysses Guimarães e UME Luiz Pieruzzi Netto, que desenvolveram projetos de aceleração para corrigir a defasagem idade-série e resgatar a autoestima de alunos que não viam mais perspectiva nos estudos.

Esse resultado demonstra também que a gestão democrática é um fator importante no desenvolvimento de políticas públicas. Permitir que gestores desenvolvam projetos e compartilhem experiências é muito significativo nos resultados. Há de se destacar ainda nesse avanço dos índices de Cubatão, medidas de valorização do professor, principalmente na questão salarial, e de redução do número de alunos por sala de aula, que produzem efeitos diretos na qualidade do aprendizado.

O lançamento do PAE – Plano de Atenção à Educação, em novembro passado, pela prefeita Marcia Rosa, apresenta quatro pilares fundamentais para a melhoria da Educação: Ensino de qualidade com acesso, inclusão e permanência; Gestão Democrática; Valorização Profissional e Eficiência Administrativa. Isso demonstra o compromisso e a prioridade que o Governo Municipal tem dado à área educacional. Certamente, ainda temos muito a avançar, mas os resultados do IDEB demonstram que o município de Cubatão pode, em poucos anos, estar ocupando posição de destaque nacional na Educação.

A conquista desse resultado se deve principalmente ao empenho e dedicação de todos os profissionais da rede municipal de ensino, sejam eles diretores, assistentes, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, professores e ainda profissionais de apoio, como inspetores de alunos, merendeiras e os funcionários da limpeza. Não se constrói bons resultados sozinho. E neste aspecto é importantíssimo contar também com a parceria da família. Notamos que todas as escolas que desenvolveram projetos de integração escola-família alcançaram resultados significativos.

Outro ponto importante é olhar a escola como um lugar prazeroso. É necessário mudar a visão tanto interna quanto externa. Escolas com grandes muros lembram muito mais uma prisão do que uma escola. E, quando a prefeita Marcia Rosa determinou a quebra dos muros para substituí-los por gradis, não estávamos apenas fazendo uma reforma na fachada das unidades de ensino, mas propondo uma mudança na concepção da Educação. Queremos que a sociedade veja a escola, o seu interior, e que os alunos possam também ver o mundo fora da escola. Na Educação lutamos contra as concepções, muitas vezes de pessoas tacanhas, que acreditam que erguer muros é ter proteção. Vale a pena lembrar que os muros sempre foram símbolo de opressão e segregação. Um pensador anônimo disse uma vez que “a sociedade seria mais feliz se erguesse mais pontes ao invés de muros”. Queremos erguer as pontes, que unam as escolas aos bairros, ás famílias e à sociedade em geral.

O fato de Cubatão ter o melhor resultado da Baixada Santista deixa a todos nós, cubatenses, orgulhosos, mas demonstra que temos que fazer muito mais para colocar nossa Cidade não apenas como destaque regional, mas sim como destaque nacional, porque o Município tem uma grande dívida social com sua população e uma das formas de se pagar isso é proporcionando uma Educação pública de qualidade para todos e em todos os níveis de ensino.

Que no ano de 2012, todos nossos profissionais da Educação e os munícipes de Cubatão possam se orgulhar de seus estudantes e de suas escolas, por conquistarmos um patamar de qualidade e por fazerem parte de uma das melhores redes de ensino público do País.

* Fábio Oliveira Inácio é Secretário Municipal de Educação de Cubatão


Nenhum comentário: