Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quinta-feira, 15 de abril de 2010

120 famílias da Vila São José ganham posse definitiva de imóveis

A solenidade ocorreu nesta quarta-feira, 14, na quadra da Unidade de Ensino "João Ramalho"


Leoniza Pereira da Silva, Lanterlins Barbosa e Lourimar Vieira, foram os primeiros, entre os 120 moradores, a receberem o título de posse de seus respectivos imóveis, na noite dessa quarta-feira (14/04), durante solenidade na UME João Ramalho. A prefeita Marcia Rosa entregou pessoalmente a estes moradores.
“O sonho de toda família é ter um lar” com essas palavras a prefeita Marcia Rosa emocionada falou da alegria de entregar os 120 títulos de propriedade às famílias do bairro da Vila São José. “Me sinto feliz em participar da realização do sonho de vocês”. A prefeita anunciou na ocasião o projeto Praça da Cidadania que pretende reunir num mesmo local, equipamentos esportivos, culturais e de lazer. "Com isso, o município vai ganhar um espaço de convivência para todas as idades, a cidade ficará mais segura e bonita", comentou. O bairro da Vila São José será o primeiro contemplado com o projeto.


O secretário Wagner Moura salientou a importância desse documento aos moradores. “Sou do ramo imobiliário e sei da importância desse documento de propriedade. Esse é um momento muito especial, esse instrumento de posse irá valorizar o imóvel de vocês”.
A solenidade contou com a presença do presidente da Sociedade de Melhoramentos do bairro, José Fernandes (Nenê), que agradeceu o empenho da prefeitura e de todos os envolvidos no processo. “Esse documento além de regularizar a situação dos imóveis, trará melhorias ao nosso bairro”, enfatizou.
Para o representante do Serviço do Patrimônio da União (SPU), Rafael Bishop este é um momento de muita alegria. “A nossa comemoração é grande, me sinto feliz em participar da entrega desses documentos, o sonho agora virou realidade para essas 120 famílias”.
A deputada estadual Maria Lúcia Prandi relembrou a tragédia (incêndio ocorrido no dia 24 de fevereiro de 1984) que dizimou muitas vidas, mas ressaltou a história de luta dos moradores pelo direito de posse de seus imóveis. ”O direito a moradia, a um lar, é sagrado. É nele que nos abrigamos quando chegamos do trabalho, quando nossos filhos chegam da escola, é um lugar muito importante”. “Estou muito feliz em participar desse ato no qual 120 famílias recebem o título de propriedade de seus imóveis. O Serviço do Patrimônio da União e a Prefeitura estão de parabéns pela entrega desses títulos às famílias da Vila São José”.
O ato foi abrilhantado pela apresentação musical do projeto Afro-Banda, que tem como diretor musical o professor Milton Custódio Simões. A entrega dos títulos de propriedade garante aos moradores a posse legal e definitiva do imóvel, valorizando-o, além de possibilitar o acesso a financiamentos, tendo a propriedade como garantia. A regularização do imóvel também traz outros benefícios, como a implementação de políticas públicas aos bairros regularizados.
Esta regularização se refere à área nova, onde foi feito o assentamento dos moradores pela Petrobrás. A solenidade de entrega dos novos títulos faz parte do calendário comemorativo do 61º aniversário da emancipação político-administrativa do município.
Estiveram presentes à solenidade a deputada estadual Maria Lúcia Prandi, os vereadores Adeildo Heliodoro dos Santos – Dinho, Severino de Oliveira Melo – Billa, Maria Aparecida Pieruzi de Souza – Nêga Pieruzi.
Também os secretários municipais Wagner Moura (Obras, Habitação e Serviços Públicos); Vanderlei Oliveira (Meio Ambiente); Erenita Barbosa (Assistência Social); Fernando Alberto Henriques Junior (Ação de Governo); Edgard Brandão Júnior (Finanças); Benito Gonzalez (Porto, Indústria, Comércio e Administração); Fábio Inácio (Educação), Patrícia Campinas (Cultura e Turismo), Renné de Castro Fernandes (Esportes e Lazer), José Eduardo Limongi França Guilherme (Negócios Jurídicos), além de Sérgio Martins de Assis ( Coordenador do escritório Regional do SPU Baixada Santista), Eduardo Tavares de Lima ( Cartório de Registro de Imóveis) e demais autoridades.
História - A Vila São José nasceu em 1984, após o incêndio na antiga Vila Socó (provocado por vazamento de combustível dos dutos que cruzam o bairro). Oficialmente, 93 pessoas morreram na tragédia do dia 24 de fevereiro de 1984, que consumiu 1.200 barracos. A área, de propriedade da União, foi repassada ao Município em 11 de outubro de 2005 e agora está sendo transferida aos moradores.

Texto: Ana Borges
Foto: Serafim Neto
Link para fotos:

Nenhum comentário: