Seguindo um cronograma que contempla todos os núcleos habitacionais da cidade, o Parque São Luiz recebeu na manhã desta sexta feira (8/1), uma força-tarefa com mais de vinte trabalhadores da equipe de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Na ação, foram desobstruídas doze bocas-de-lobo, recolhidos entulhos além de ser feita a coleta regular de lixo e a varrição das ruas.
Durante a execução dos serviços, foi detectado pela equipe de limpeza um excesso de materiais de construção (pedras e areia), raízes, sacos de lixo e ainda óleo lubrificante, proveniente de descarte irregular, possivelmente por proprietários de veículos de grande porte.
O sistema de drenagem não estava mais suportando as águas das fortes chuvas dos últimos dias, e isso estava causando enchentes nas ruas do núcleo, trazendo grandes transtornos à população.
Outro problema encontrado pelos trabalhadores foi o excesso de raízes de figueiras encontrados nas bocas-de-lobo. Segundo informação de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, estes vegetais possuem raízes adventícias monumentais, por vezes crescendo mais lateralmente do que em altura, que invadem o sistema de escoamento de águas pluviais; por isso, o plantio não poderia ter acontecido próximo ao sistema de drenagem.
O secretário de Meio Ambiente, Vanderlei Oliveira, pede a colaboração dos moradores para que evitem o armazenamento de materiais de construção nas calçadas e ainda o descarte de entulhos próximos das bocas-de-lobo, fora dos dias da coleta destes materiais específicos.
Pelo telefone 3375-7130, os munícipes podem saber qual o dia em que serão recolhidos entulhos nos seus núcleos e ainda podem denunciar se avistarem alguém despejando lixo ou entulhos nas ruas e calçadas do município.
Texto: José Mário Alves
FOTOS: /Adalberto Medeiros / Depto. Imprensa/PMC
Nenhum comentário:
Postar um comentário