Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

sábado, 30 de janeiro de 2010

Comitê de Monitoramento Integrado Prefeitura/Emae inicia acompanhamento de descargas da Billings

Plano de ação foi montado nesta sexta-feira (29)

Instituído nesta quinta-feira (28), após reunião convocada pelo Ministério Público, o Comitê de Monitoramento Integrado - formado por técnicos da Prefeitura de Cubatão e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), para acompanhar conjuntamente a operação de descarregamento da represa Billings - realizou sua primeira reunião nesta sexta-feira (29), nas dependências da Usina Henry Borden. No encontro, foram definidos os procedimentos a serem adotados e a periodicidade dos acompanhamentos das descargas e realizações de testes nos sangradouros, bem como os canais diretos de comunicação entre os membros do comitê e velocidade na troca de informações sobre a operação conjunta.
Na oportunidade, foi acertada a elaboração de uma planilha contendo informações como vazão das comportas, previsão de chuvas, nível do rio e movimento das marés, entre outras, que nortearão as ações dos técnicos da Emae e Defesa Civil Municipal. Foi combinado também que as informações serão trocadas em pequenos intervalos de tempo, ou em tempo real, por meio de troca de mensagens eletrônicas, antecedidas por avisos telefônicos. As reuniões serão regulares, todas as sextas-feiras, pelo tempo que durar o descarregamento da Billings.
Uma nova reunião foi marcada para a próxima terça-feira (2/2), excepcionalmente, para apresentação dos resultados concretos a partir do que foi decidido nesse encontro inicial e promover os ajustes necessários, bem como estabelecer parâmetros para acionar o plano de contingenciamento.
Outro item de grande importância que consta da pauta de terça-feira será a discussão dos critérios a serem adotados para monitoramento do teste que será feito pelo sangradouro do Rio Pequeno Perequê, que estava previsto para acontecer em 3 de fevereiro, mas que foi adiado até que tais estratégias de controle sejam estabelecidas. Nessa ocasião, será definida também a data de visita ao leito do Rio Perequê para identificar os pontos assoreados, o que deverá acontecer antes do teste.

Texto: Jorge Ramos

Nenhum comentário: