Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Prefeitura providencia auxílio às vitimas de incêndio na Vila dos Pescadores



Prefeita Marcia Rosa determina urgência no atendimento às vitimas
Não foram registradas vítimas no incêndio que atingiu 11 barracos na Vila dos Pescadores, na manhã desta terça-feira (10/2). No total, 16 moradias foram destruídas já que outros cinco barracos foram demolidos pelos moradores e bombeiros para evitar que o fogo se alastrasse, o que tornaria a situação incontrolável.
Sete guarnições do Corpo de Bombeiros, com 36 homens, foram deslocadas para o local e, com a ajuda da população, Defesa Civil de Cubatão e Sabesp, conseguiram em menos de uma hora extinguir as chamas.
De acordo com a tenente do Corpo de Bombeiros Adriana Leandro de Araújo, a ajuda dos moradores foi fundamental para os trabalhos, pois o local era de difícil acesso e os soldados foram auxiliados no transporte das mangueiras.
A prefeita Marcia Rosa, que está em Brasília, ao ser informada sobre o incêndio, determinou que o setor jurídico da Prefeitura providenciasse com a máxima urgência os documentos necessários para o envio de projeto de lei à Câmara Municipal instituindo a Bolsa Moradia, um programa que permite conceder ajuda financeira provisória para custear aluguéis de forma a atender as famílias que perderam suas casas. Já na próxima quinta-feira (12/2), pela manhã, a chefe do Executivo assinará a documentação regulamentando esse auxilio e, às 14 horas, receberá as vitimas para uma reunião em seu gabinete.
As vítimas já foram cadastradas pela Secretaria de Assistência Social, que informou que as famílias que não tiverem onde se alojar serão abrigadas provisoriamente na Centro Comunitário da Vila dos Pescadores.
Vários secretários municipais foram para o bairro no intuito de ajudar os moradores prejudicados com o incêndio. Estiveram presentes os secretários Adeildo Heliodoro (Finanças); Wagner Moura (Obras); Haroldo de Oliveira Sousa Filho (Administração), Erenita Maria Barbosa (Assistência Social), e o coordenador da Defesa Civil José Antonio dos Santos.
Guará Vermelho – Um dos assuntos que motivaram a viagem da prefeita Marcia Rosa a Brasília foi justamente a urbanização da Vila dos Pescadores. Para o local, existe um grande projeto de urbanização denominado Guará Vermelho e que deverá ser viabilizado por meio de parceria entre o Município, a União e o Banco Mundial. No entanto, a concretização do projeto estava comprometida em virtude da necessidade de se fornecer documentação comprovando a regularidade do Município junto à Previdência Social. Como existia um parcelamento de débitos não honrado pela administração anterior, o documento não podia ser fornecido e a Previdência não admite, em caso de descumprimento de acordo, que um novo parcelamento seja feito.
Diante disso, a prefeita Marcia Rosa, em companhia de outros prefeitos da região que passam pelo mesmo problema, herdado de administrações passadas, foi a Brasília com o objetivo de solicitar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que reveja essa posição, uma vez que ela decorre de ações de outros prefeitos. A boa notícia é que o presidente se antecipou ao pedido e determinou que as dívidas com a Previdência possam ser renegociadas e parceladas em até 20 anos. Tal decisão é considerada como uma vitória para o País e, em particular, para a Vila dos Pescadores, pois agora o Município fica apto a receber os recursos que garantirão a cidadania e a dignidade daquela população, eliminando, no futuro, os riscos de novos sinistros como o desta terça-feira.
10 de Fevereiro de 2009-JMAS
FOTOS: José Mário Alves/ Depto. de Imprensa/PMC

Um comentário:

Anônimo disse...

ate hoje nem uma providencia foi tomada,o risco continua,foi tirado auguns moradores,que o barraco pegou fogo,,,nos estamos no meio do lixo entre os ratos,em cima de palafitas,,cinceramente e uma vergonha,,,cubatao por ter ums dos polos industriais ricos e existir favela miseravel,,,,,a prefeita atual aqui nao liga pra quem mora no lixao do mangue,esta fazendo muitas obras,mas no centro de cubatao,quebrando as calçadas...ṕorque esta chegando a eleiçao...ela tenhe este objetivo...que sorte que ela nao mora aqui no mangue juntos ratosss...aqui quem fala e uma favelada ......e uma eleitora que aguarda o dia da eleçao pra dizer pra voce,marcia rosa,voce nao tenhe o meu voto nem da minha familia..........