Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Ozires Silva assume oficialmente a reitoria da Unimonte

Ele assume o lugar do padre Geraldo Magela Teixeira, que durante os dois últimos anos participou do processo de reestruturação acadêmica da Unimonte


A Unimonte realizou na noite da última (terça-feira – 18) a solenidade de transmissão e posse do seu novo reitor: o engenheiro aeronáutico Ozires Silva, uma das figuras de maior destaque no cenário brasileiro e internacional e que já foi ministro da Infra-estrutura (1990-1991) e presidente de empresas como Petrobras, Embraer e Varig.
A alteração no comando máximo é decorrente dos planos da instituição de participar de forma ainda mais direta no desenvolvimento da Baixada Santista, a partir do espírito empreendedor de Ozires Silva e sua reputação de executivo competente. A solenidade da posse oficial do novo reitor ocorreu no Espaço XV, no Centro Histórico de Santos, reunindo um grande número de autoridades, como o assessor especial do Governo do Estado de São Paulo, Edmur Mesquita, o diretor geral do CIESP/ Santos, Ronaldo de Souza Forte, o presidente da Associação Comercial de Santos, José Moreira da Silva, entre muitas outras.
Ozires Silva ocupará o lugar de padre Geraldo Magela Teixeira, que participou do processo de reestruturação acadêmica da Unimonte durante os dois últimos anos. A partir de agora, Magela volta a se dedicar em tempo integral à reitoria do Centro Universitário Una – que é parceiro da Unimonte – em Belo Horizonte (MG).
Com uma vida contemplada por grandes feitos e conquistas, aos 77 anos de idade o engenheiro e ex-ministro Ozires Silva está longe de abrir mão de um bom desafio. Visionário e dono de um espírito empreendedor nato, o novo reitor da Unimonte espera agora contribuir da melhor forma possível para o crescimento e progresso da Baixada Santista e de seus cidadãos.
Silva afirma que tem se dedicado a participar, o quanto seja possível, da tarefa de promover oportunidades educacionais, a fim de assegurar a diversas pessoas um lugar na sociedade produtiva mundial. “Aprendi ao longo da vida profissional, que me levou a conhecer uma boa quantidade de países, que a educação está na base do sucesso das nações e de seus cidadãos. Agora, meu objetivo está centrado no que a Unimonte tem feito até agora, isto é, procurar oferecer melhor qualidade de ensino aos estudantes, sempre inovando em métodos de aprendizagem”.

O novo reitor da Unimonte revela ainda que fica frustrado em ver o Brasil assumindo uma posição modesta na corrida da educação. Por sinal, esse é um dos principais motivos que fazem com que o ex-ministro se engaje na área do ensino. “O processo educacional brasileiro está aquém do desejável e percebemos isso por meio de índices e estatísticas. A se tirar os talentos natos do País, não produzimos cidadãos de sucesso como poderíamos. Mas a crítica gera a oportunidade. É necessário um esforço para que consigamos desenvolver brasileiros vencedores”, completa Ozires Silva.
Mais do que a satisfação por assumir uma nova faculdade, o reitor também se mostra animado com as possibilidades abertas na Baixada Santista com as recentes descobertas de jazidas de petróleo e gás na Bacia de Santos e pela chance de colaborar diretamente para o desenvolvimento de novos negócios na região.
"Tendo em vista que fui presidente da Petrobras e considerando as perspectivas do chamado Pré-Sal na Baixada Santista, acredito que posso contribuir a partir das conexões obtidas em minhas experiências do passado”, completa.
Ozires Silva tem vasta experiência na área petrolífera, tendo inclusive conhecimentos acerca dos mecanismos do setor. Em 1987, era ele o presidente da Petrobras, ano em que foi descoberto petróleo e gás na Bacia de Santos. “A região tem tudo para se beneficiar, mas precisa aproveitar bem a oportunidade”.
O currículo de Ozires Silva

Ozires Silva nasceu em Bauru, em 08 de janeiro de 1931. É oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Destaca-se por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Liderou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante. Liderou em 1970 o grupo que promoveu a criação da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Deu início à produção industrial de aviões no Brasil.
Presidiu a empresa até 1986, quando aceitou o desafio de ser presidente da Petrobras, onde atuou até 1989. Em 1990, assumiu o Ministério da Infra-estrutura e, em 1991, retornou à Embraer, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994.
Também atuou como presidente da Varig por três anos (2000-2003) e criou em 2003 a Pele Nova Biotecnologia, primeiro fruto da Academia Brasileira de Estudos Avançados, empresa focada em saúde humana cuja missão é a pesquisa, desenvolvimento e produção de tecnologias inovadoras na área de regeneração e engenharia tecidual.
Ozires Silva também faz parte de uma série de Conselhos e de Associações de Classe. Além disso, publicou quatro livros: ‘Nas Asas da Educação – A Trajetória da Embraer’, ‘Cartas a um Jovem Empreendedor - Realize seu Sonho: Vale a Pena’, ‘A Decolagem de um Sonho: a História da Criação da Embraer’ e ‘Casimiro Montenegro Filho - A Trajetória de um Visionário’.

Nenhum comentário: