Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Santos FC inaugura espaços reservados a portadores de necessidades especiais e à Federação Paulista

O Santos Futebol Clube, em uma iniciativa pioneira no futebol brasileiro, inaugurou camarotes com visão privilegiada, à beira do gramado do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), voltados aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE), ao lado do túnel de acesso dos árbitros ao campo. Na mesma ocasião, o clube lançaou o reservado à Federação Paulista de Futebol (FPF), anexo ao camarote PNE.
A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (28), às 11 horas, e contou com a presença do presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, diretores e conselheiros do clube.
O camarote da categoria PNE recebeu o nome do conselheiro eleito Jozias Loiola do Santos. O espaço possui 36 metros quadrados, com 25 assentos e área disponível para 12 cadeirantes. Conta com sanitário adaptado, para uso exclusivo dos espectadores especiais.
O reservado da FPF tem 24 metros quadrados, bancada de trabalho e capacidade para receber 15 assentos. É destinado ao trabalho de fiscais, diretores e funcionários da FPF durante os jogos. O local homenageará o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na Região Sudeste e ex-governador do Estado de São Paulo, José Maria Marin.
O supervisor administrativo do Santos FC, Modesto Roma Júnior, considera a inauguração um avanço na utilização dos espaços no estádio. "A construção dos reservados proporcionará muito conforto e visão privilegiada àqueles que encontravam dificuldades de assistir aos jogos na Vila e aos representantes da Federação, que precisam acompanhar os movimentos do Peixe sob o melhor ângulo possível".
Segundo Roma, o clube há anos dispõe de outro serviço aos PNEs, que é o ingresso gratuito nas partidas. "Para isso, o PNE deve comparecer em horário comercial na Secretaria Social do clube dotado de carteira de identidade, CPF, Comprovante de Residência, laudo médico atual e uma foto 3 X 4".
O presidente Marcelo Teixeira afirmou que a obra dá seqüência ao processo de modernização do clube. "Nossa administração objetiva tornar a Vila Belmiro um local eficiente para atender a todos os públicos do clube e estamos cumprindo nossas metas. Outra característica marcante é homenagear personagens de vulto, eternizando seus nomes na arena esportiva".
O conselheiro Jozias Loiola dos Santos foi acometido pela paralisia infantil aos 4 anos, venceu todas as barreiras que surgiram ao longo de sua trajetória e demonstrou enorme emoção ao saber que o espaço levaria seu nome. "Jamais um clube deu um realce tão grande a nossa causa. Sinto-me honrado com a homenagem prestada a mim e por representar os portadores de deficiências na solenidade de inauguração".
Santos elogiou o projeto da diretoria santista. "Parabenizo a administração Marcelo Teixeira (Diretoria) e José da Costa Teixeira (Conselho Deliberativo) por proporcionar essa chance dos portadores acompanharem os jogos em condições dignas. Sou grato também ao Modesto Roma Júnior, que tem realizado inúmeras ações positivas em prol do clube".
O vice-presidente da CBF na Região Sudeste, José Maria Marin, enalteceu a iniciativa. "Tenho uma grande admiração pelo Santos Futebol Clube e me sinto honrado em dar nome ao reservado da FPF. Sou presidente de honra da entidade e tenho uma forte ligação com a história do futebol brasileiro. Quando atuei na política, lutei com vigor para a cessão do espaço que hoje abriga o Centro de Treinamento Rei Pelé e contribuí com essa conquista. Essa passagem da minha vida estreitou bastante meu vínculo com o clube".
Quem é Jozias Loiola do Santos?Jozias Loiola dos Santos nasceu em 17 de setembro de 1936. É casado com Maria de Lourdes dos Santos, com quem teve as filhas Márcia Loiola Simões Elias e Mônica Loiola de Almeida. Tem quatro netos: três meninas e um menino.
Foi acometido pela paralisia infantil aos 4 anos de idade. Como seqüela, ficou a dificuldade para caminhar, mas o santista transformou os obstáculos em oportunidades. Iniciou a vida profissional aos 14 anos, no Cartório do 3° Ofício Civel, em 1950, onde permaneceu até 1955.
De 1955 a 1993 exerceu diversas funções no Serviço Social da Indústria (SESI). Fundou a ASSESI – Associação de Servidores do SESI, da qual foi o primeiro presidente, em 1978. Em 1994 trabalhou na Prefeitura Municipal de Santos, ocupando o cargo de assistente técnico de administração. Em 1996, foi aprovado em um concurso do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), onde atuou até 2006, como oficial de justiça avaliador. Atualmente, Jozias está aposentado.
O amor pelo Santos FC foi incitado pelo pai, Rozalvo Loiola dos Santos, com quem assistiu ao primeiro jogo na Vila Belmiro, aos 6 anos. Os títulos mais marcantes da equipe, para ele, foram o vice-campeonato Paulista, conquistado em 1954, e o inesquecível bicampeonato estadual 1955/ 1956. Outro fato perpetuado na memória do conselheiro foram duas vitórias do Peixe sobre o Corinthians, no campeonato comemorativo ao quarto centenário da Cidade de São Paulo, em 1954. Naquele ano, o time do Parque São Jorge foi campeão, mas o Santos FC foi o único a derrotá-lo nos dois turnos, no Pacaembu e na Vila Belmiro, "manchando a faixa de campeão corinthiana", para deleite de Jozias.
O apaixonado pelo clube tornou-se membro do quadro associativo em 21 de setembro de 1978. O trigésimo ano de associação foi coroado com o primeiro mandato como conselheiro eleito. Mas não é de hoje que Jozias se interessa pela administração do Santos FC. Admirador dos ex-mandatários Athié Jorge Coury e Modesto Roma, Jozias também aprecia o trabalho desenvolvido à frente do clube por Marcelo Teixeira (presidente da Diretoria) e José da Costa Teixeira (presidente do Conselho Deliberativo).
Quem é José Maria Marin?José Maria Marin nasceu em 06 de janeiro de 1932, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo (SP). É político, advogado e ex-jogador de futebol. Filho de Joaquín Marín y Umañes, um dos introdutores do boxe no Brasil, José Maria Marín formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Custeou parte dos estudos jogando futebol, sendo eleito, em 1952, como o melhor atleta universitário. Foi campeão brasileiro júnior em 1958, atuando pela seleção paulista. Jogou no Jabaquara Atlético Clube, de Santos (SP).
Iniciou sua carreira política na década de 1960 como vereador em São Paulo, filiado ao Partido de Representação Popular, tendo na década seguinte chegado a deputado estadual, pela ARENA. Foi vereador de São Paulo de 1964 a 1970. Neste ano, ocupou o cargo de presidente da Câmara.
Foi deputado e vice-governador de São Paulo durante a década de 70. Assumiu o governo por 10 meses nos idos de 1980, em virtude da desimcompatibilização de Paulo Maluf, que iria disputar vaga na Câmara dos Deputados. Em 2000, Marin reaparece como candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSC.
Advogado e político, Marin não se afastou do futebol, paixão da juventude. Exerceu dois mandatos como presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), de 1982 a 1988. Atualmente é presidente de honra da entidade. Em 1986 comandou a delegação brasileira na Copa do México. O prestígio adquirido no futebol brasileiro culminou com sua nomeação à Vice-Presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na Região Sudeste, em 2008.



Informações retiradas no site oficial do Santos Futebol Clube

Nenhum comentário: