Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

sábado, 10 de novembro de 2007

Ong realiza campanha de orientação e testagem sobre a Hepatite B

Cidade de Santos é referência no tratamento da doença



Com o intuito de conscientizar e promover a testagem na população santista foi lançada na manhã de ontem, 10/11 em Santos, a campanha nacional contra a doença hepatite B, uma iniciativa da ONG Grupo Esperança e Prefeitura Municipal de Santos por meio da secretaria de saúde. A falta de conhecimento e a forma de contágio da patologia é um dos maiores problemas encontrados numa pesquisa realizada no local do evento.

Populações vulneráveis a doença como os coletores de lixo, bombeiros, profissionais do sexo, manicura necessitam um cuidado maior para evitar o contato com o vírus, porém todos devem sempre usar a camisinha para evitar o contato com sangue e fluidos corporais. O VHB é um vírus altamente infeccioso e 70% da transmissão é por via sexual inclusive sexo oral.

O teste é feito por meio de punção digital (furinho no dedo) e os resultados saem num prazo de 15 dias, e os casos positivos serão encaminhados para os Centros de Testagem da região, no caso de Santos. Os pacientes dispõem de tratamento integral inclusive nos medicamentos que são custeados pelo governo federal com a verba SUS (Sistema Único de Saúde).

Os sintomas visíveis são icterícia e olhos amarelados e com o diagnóstico precoce é possível estabilizar a doenças. Já existe vacina contra o vírus, porém necessita que seja tomada em três doses.

Para o chefe do Departamento de Atenção Especializada Hector José Torrão, o melhor remédio ainda é a prevenção; “Estamos realizando hoje 350 testes, e uma pesquisa para ajudar na conscientização da população. Muitas pessoas desconhecem a doença ou confundem com os outros tipos de Hepatite”.

Segundo o presidente da ONG, Jeová Pessin Fragoso, o desconhecimento do infectado e a demora no tratamento podem causar a cirrose e câncer do fígado e “somente conscientizando as pessoas é que poderemos diminuir o crescimento da hepatite B, e hoje a cidade de Santos é referência nacional no tratamento, somos a única cidade que não é capital a realizar um evento como este”.

O ambulante Ronaldo Godoy disse; “Não sei diferenciar o tipo de hepatite e nem as formas de contágio, vendo caldo de cana e tomo os cuidados necessários com a limpeza e forneço copos descartáveis e canudos embalados”.

O CTA de Santos está situado á Rua Silva Jardim, 94 no Macuco Tel: 3229-8796.

José Mário Alves Silva

Nenhum comentário: