Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

domingo, 31 de outubro de 2010

Íntegra do pronunciamento da presidente eleita Dilma


Minhas amigas e meus amigos de todo o Brasil,

É imensa a minha alegria de estar aqui. Recebi hoje de milhões de brasileiras e brasileiros a missão mais importante de minha vida. Este fato, para além de minha pessoa, é uma demonstração do avanço democrático do nosso país: pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil. Já registro portanto aqui meu primeiro compromisso após a eleição: honrar as mulheres brasileiras, para que este fato, até hoje inédito, se transforme num evento natural. E que ele possa se repetir e se ampliar nas empresas, nas instituições civis, nas entidades representativas de toda nossa sociedade.

A igualdade de oportunidades para homens e mulheres é um principio essencial da democracia. Gostaria muito que os pais e mães de meninas olhassem hoje nos olhos delas, e lhes dissessem: SIM, a mulher pode!

Minha alegria é ainda maior pelo fato de que a presença de uma mulher na presidência da República se dá pelo caminho sagrado do voto, da decisão democrática do eleitor, do exercício mais elevado da cidadania. Por isso, registro aqui outro compromisso com meu país:

•Valorizar a democracia em toda sua dimensão, desde o direito de opinião e expressão até os direitos essenciais da alimentação, do emprego e da renda, da moradia digna e da paz social.
•Zelarei pela mais ampla e irrestrita liberdade de imprensa.
•Zelarei pela mais ampla liberdade religiosa e de culto.
•Zelarei pela observação criteriosa e permanente dos direitos humanos tão claramente consagrados em nossa constituição.
•Zelarei, enfim, pela nossa Constituição, dever maior da presidência da República.
Nesta longa jornada que me trouxe aqui pude falar e visitar todas as nossas regiões. O que mais me deu esperanças foi a capacidade imensa do nosso povo, de agarrar uma oportunidade, por mais singela que seja, e com ela construir um mundo melhor para sua família. É simplesmente incrível a capacidade de criar e empreender do nosso povo. Por isso, reforço aqui meu compromisso fundamental: a erradicação da miséria e a criação de oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras.

Ressalto, entretanto, que esta ambiciosa meta não será realizada pela vontade do governo. Ela é um chamado à nação, aos empresários, às igrejas, às entidades civis, às universidades, à imprensa, aos governadores, aos prefeitos e a todas as pessoas de bem.

Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome, enquanto houver famílias morando nas ruas, enquanto crianças pobres estiverem abandonadas à própria sorte. A erradicação da miséria nos próximos anos é, assim, uma meta que assumo, mas para a qual peço humildemente o apoio de todos que possam ajudar o país no trabalho de superar esse abismo que ainda nos separa de ser uma nação desenvolvida.

O Brasil é uma terra generosa e sempre devolverá em dobro cada semente que for plantada com mão amorosa e olhar para o futuro. Minha convicção de assumir a meta de erradicar a miséria vem, não de uma certeza teórica, mas da experiência viva do nosso governo, no qual uma imensa mobilidade social se realizou, tornando hoje possível um sonho que sempre pareceu impossível.

Reconheço que teremos um duro trabalho para qualificar o nosso desenvolvimento econômico. Essa nova era de prosperidade criada pela genialidade do presidente Lula e pela força do povo e de nossos empreendedores encontra seu momento de maior potencial numa época em que a economia das grandes nações se encontra abalada.

No curto prazo, não contaremos com a pujança das economias desenvolvidas para impulsionar nosso crescimento. Por isso, se tornam ainda mais importantes nossas próprias políticas, nosso próprio mercado, nossa própria poupança e nossas próprias decisões econômicas.

Longe de dizer, com isso, que pretendamos fechar o país ao mundo. Muito ao contrário, continuaremos propugnando pela ampla abertura das relações comerciais e pelo fim do protecionismo dos países ricos, que impede as nações pobres de realizar plenamente suas vocações.

Mas é preciso reconhecer que teremos grandes responsabilidades num mundo que enfrenta ainda os efeitos de uma crise financeira de grandes proporções e que se socorre de mecanismos nem sempre adequados, nem sempre equilibrados, para a retomada do crescimento.

É preciso, no plano multilateral, estabelecer regras mais claras e mais cuidadosas para a retomada dos mercados de financiamento, limitando a alavancagem e a especulação desmedida, que aumentam a volatilidade dos capitais e das moedas. Atuaremos firmemente nos fóruns internacionais com este objetivo.

Cuidaremos de nossa economia com toda responsabilidade. O povo brasileiro não aceita mais a inflação como solução irresponsável para eventuais desequilíbrios. O povo brasileiro não aceita que governos gastem acima do que seja sustentável.

Por isso, faremos todos os esforços pela melhoria da qualidade do gasto público, pela simplificação e atenuação da tributação e pela qualificação dos serviços públicos. Mas recusamos as visões de ajustes que recaem sobre os programas sociais, os serviços essenciais à população e os necessários investimentos.

Sim, buscaremos o desenvolvimento de longo prazo, a taxas elevadas, social e ambientalmente sustentáveis. Para isso zelaremos pela poupança pública.

Zelaremos pela meritocracia no funcionalismo e pela excelência do serviço público. Zelarei pelo aperfeiçoamento de todos os mecanismos que liberem a capacidade empreendedora de nosso empresariado e de nosso povo. Valorizarei o Micro Empreendedor Individual, para formalizar milhões de negócios individuais ou familiares, ampliarei os limites do Supersimples e construirei modernos mecanismos de aperfeiçoamento econômico, como fez nosso governo na construção civil, no setor elétrico, na lei de recuperação de empresas, entre outros.

As agências reguladoras terão todo respaldo para atuar com determinação e autonomia, voltadas para a promoção da inovação, da saudável concorrência e da efetividade dos setores regulados.
Apresentaremos sempre com clareza nossos planos de ação governamental. Levaremos ao debate público as grandes questões nacionais. Trataremos sempre com transparência nossas metas, nossos resultados, nossas dificuldades.

Mas acima de tudo quero reafirmar nosso compromisso com a estabilidade da economia e das regras econômicas, dos contratos firmados e das conquistas estabelecidas.

Trataremos os recursos provenientes de nossas riquezas sempre com pensamento de longo prazo. Por isso trabalharei no Congresso pela aprovação do Fundo Social do Pré-Sal. Por meio dele queremos realizar muitos de nossos objetivos sociais.

Recusaremos o gasto efêmero que deixa para as futuras gerações apenas as dívidas e a desesperança.

O Fundo Social é mecanismo de poupança de longo prazo, para apoiar as atuais e futuras gerações. Ele é o mais importante fruto do novo modelo que propusemos para a exploração do pré-sal, que reserva à Nação e ao povo a parcela mais importante dessas riquezas.

Definitivamente, não alienaremos nossas riquezas para deixar ao povo só migalhas. Me comprometi nesta campanha com a qualificação da Educação e dos Serviços de Saúde. Me comprometi também com a melhoria da segurança pública. Com o combate às drogas que infelicitam nossas famílias.

Reafirmo aqui estes compromissos. Nomearei ministros e equipes de primeira qualidade para realizar esses objetivos. Mas acompanharei pessoalmente estas áreas capitais para o desenvolvimento de nosso povo.

A visão moderna do desenvolvimento econômico é aquela que valoriza o trabalhador e sua família, o cidadão e sua comunidade, oferecendo acesso a educação e saúde de qualidade. É aquela que convive com o meio ambiente sem agredí-lo e sem criar passivos maiores que as conquistas do próprio desenvolvimento.

Não pretendo me estender aqui, neste primeiro pronunciamento ao país, mas quero registrar que todos os compromissos que assumi, perseguirei de forma dedicada e carinhosa. Disse na campanha que os mais necessitados, as crianças, os jovens, as pessoas com deficiência, o trabalhador desempregado, o idoso teriam toda minha atenção. Reafirmo aqui este compromisso.

Fui eleita com uma coligação de dez partidos e com apoio de lideranças de vários outros partidos. Vou com eles construir um governo onde a capacidade profissional, a liderança e a disposição de servir ao país será o critério fundamental.

Vou valorizar os quadros profissionais da administração pública, independente de filiação partidária.

Dirijo-me também aos partidos de oposição e aos setores da sociedade que não estiveram conosco nesta caminhada. Estendo minha mão a eles. De minha parte não haverá discriminação, privilégios ou compadrio.

A partir de minha posse serei presidenta de todos os brasileiros e brasileiras, respeitando as diferenças de opinião, de crença e de orientação política.

Nosso país precisa ainda melhorar a conduta e a qualidade da política. Quero empenhar-me, junto com todos os partidos, numa reforma política que eleve os valores republicanos, avançando em nossa jovem democracia.

Ao mesmo tempo, afirmo com clareza que valorizarei a transparência na administração pública. Não haverá compromisso com o erro, o desvio e o malfeito. Serei rígida na defesa do interesse público em todos os níveis de meu governo. Os órgãos de controle e de fiscalização trabalharão com meu respaldo, sem jamais perseguir adversários ou proteger amigos.

Deixei para o final os meus agradecimentos, pois quero destacá-los. Primeiro, ao povo que me dedicou seu apoio. Serei eternamente grata pela oportunidade única de servir ao meu país no seu mais alto posto. Prometo devolver em dobro todo o carinho recebido, em todos os lugares que passei.

Mas agradeço respeitosamente também aqueles que votaram no primeiro e no segundo turno em outros candidatos ou candidatas. Eles também fizeram valer a festa da democracia.

Agradeço as lideranças partidárias que me apoiaram e comandaram esta jornada, meus assessores, minhas equipes de trabalho e todos os que dedicaram meses inteiros a esse árduo trabalho. Agradeço a imprensa brasileira e estrangeira que aqui atua e cada um de seus profissionais pela cobertura do processo eleitoral.

Não nego a vocês que, por vezes, algumas das coisas difundidas me deixaram triste. Mas quem, como eu, lutou pela democracia e pelo direito de livre opinião arriscando a vida; quem, como eu e tantos outros que não estão mais entre nós, dedicamos toda nossa juventude ao direito de expressão, nós somos naturalmente amantes da liberdade. Por isso, não carregarei nenhum ressentimento.

Disse e repito que prefiro o barulho da imprensa livre ao silencio das ditaduras. As criticas do jornalismo livre ajudam ao pais e são essenciais aos governos democráticos, apontando erros e trazendo o necessário contraditório.

Agradeço muito especialmente ao presidente Lula. Ter a honra de seu apoio, ter o privilégio de sua convivência, ter aprendido com sua imensa sabedoria, são coisas que se guarda para a vida toda. Conviver durante todos estes anos com ele me deu a exata dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu pais e por sua gente. A alegria que sinto pela minha vitória se mistura com a emoção da sua despedida.

Sei que um líder como Lula nunca estará longe de seu povo e de cada um de nós. Baterei muito a sua porta e, tenho certeza, que a encontrarei sempre aberta. Sei que a distância de um cargo nada significa para um homem de tamanha grandeza e generosidade. A tarefa de sucedê-lo é difícil e desafiadora. Mas saberei honrar seu legado. Saberei consolidar e avançar sua obra.

Aprendi com ele que quando se governa pensando no interesse público e nos mais necessitados uma imensa força brota do nosso povo. Uma força que leva o país para frente e ajuda a vencer os maiores desafios.

Passada a eleição agora é hora de trabalho. Passado o debate de projetos agora é hora de união. União pela educação, união pelo desenvolvimento, união pelo país. Junto comigo foram eleitos novos governadores, deputados, senadores. Ao parabenizá-los, convido a todos, independente de cor partidária, para uma ação determinada pelo futuro de nosso país.

Sempre com a convicção de que a Nação Brasileira será exatamente do tamanho daquilo que, juntos, fizermos por ela.

Muito obrigada.

domingo, 24 de outubro de 2010

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Jogo virtual traz José Serra como alvo de bolinhas de papel na bancada do JN

Da Redação

Clique aqui para jogar

O presidenciável José Serra (PSDB) é alvo de um jogo que chegou nesta quinta-feira (21/10) na web. O cenário do game é a bancada do Jornal Nacional, da TV Globo, onde o internauta tem 30 segundos para atirar bolinhas de papel em Serra, retratando o recente episódio que levou o presidenciável a fazer exames neurológicos em um hospital do Rio de Janeiro.

Quando o tempo se esgota, o resultado final da partida é apresentado com a ilustração de um raio-x do personagem Homer Simpson, do desenho Os Simpsons.

Esta não foi a primeira vez que um presidenciável virou tema de jogos virtuais. Com o nome de Dilma Adventures, a personagem que representa a candidata do PT tinha o objetivo de recolher estrelas vermelhas e, caso estivesse em apuros, solicitar por duas vezes a ajuda do personagem Lula.

As informações são da Info Online.

2ª ExpoMiracatu



INGRESSOS:

Passaporte Limitado - R$ 30,00


Ingresso Individual Antecipado - R$ 15,00

POSTOS DE VENDAS:
Miracatu, Papelaria Mundo Mágico - 3847-1730 Papelaria Rabisco - 3847-3044

Juquiá, Lanchonete Tremendão - 3844-1888

Registro, Wilirrô Modas - 3821-3008

INFORMAÇÕES:
(13) 3846-1420

Apoio: Prefeitura Municipal de Miracatu
Organização: Equipe Serginho Viola

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Urbanização da Vila Esperança começa a se tornar realidade

Prefeita Marcia Rosa assina ordem de serviço para edificação das primeiras novas moradias e anuncia construção de Centro Educacional Unificado - CEU no bairro.

A reestruturação urbana da Vila Esperança, núcleo mais populoso de Cubatão, com cerca de 20 mil moradores, surgido, há quase 30 anos, de ocupações de áreas públicas - começa a tornar-se realidade: a prefeita Marcia Rosa assinou, na tarde deste domingo, 17, a ordem de serviço para que o consórcio Galvão/Terracom, vencedor da licitação pública, comece as obras das primeiras 120 moradias que serão construídas na área, em cumprimento ao projeto habitacional que prevê a construção e consolidação de 6.168 imóveis na região. O projeto é custeado pelo Programa de Aceleração do Crescimento - PAC-1, do Governo Federal.

A assinatura da ordem de serviço foi feita durante a oitava edição do ato de prestação de contas Gestão Transparente, realizada na escola Professora Elza dos Santos Silva. Na ocasião, a Vila Esperança recebeu outra boa notícia: também com recursos do PAC e dentro do mesmo programa de urbanização, o bairro será o primeiro da cidade e da Baixada Santista a ganhar um Centro Educacional Unificado - CEU. Trata-se de um complexo educacional, cultural e de lazer, com 9.878 metros quadrados de área, que abrigará, entre outros equipamentos, uma escola de educação infantil, com 550 vagas; uma escola de ensino fundamental, 1.400 vagas, auditório com 300 lugares, ginásio de esportes, três piscinas, sendo uma delas de 25 metros, e palco para eventos ao ar livre. O projeto arquitetônico foi feito pelo escritório do renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

O secretário municipal de Obras, Wagner Moura, que assinou a ordem de serviço de construção das moradias, junto com a prefeita Marcia Rosa, explicou aos moradores detalhes do projeto de urbanização da Vila Esperança. Segundo Wagner, a maior parte das moradias será destinada aos moradores que precisarão sair de áreas de preservação ambiental, sendo a principal delas a Ilha Bela e o entorno do Morro do Indio. “Estes trechos terão de ser devolvidos à natureza”, afirmou. Entretanto, as famílias ficarão em glebas próximas, assegurou. Os imóveis daqueles que permanecerão em suas moradias serão reformados com recursos da Prefeitura, caso apresentem problemas estruturais. A prefeita Marcia Rosa, por sua vez, garantiu que todos os moradores receberão, junto com as chaves das suas novas moradias - novas ou restauradas - as escrituras definitivas.

Atendendo a um apelo, feito momentos antes pelo lider comunitário local, Sebastião Ribeiro do Nascimento, mais conhecido como Zumbi, a prefeita Marcia Rosa determinou às secretarias de Obras e Meio Ambiente que adotem medidas preventivas para evitar transtornos durante o desenvolvimento das obras do PAC , como obstrução de vias públicas, excesso de poeira e lama, entre outros.

PARTICIPAÇÃO - O Ato de Prestação de Contas Gestão Transparente tem por objetivo estabelecer um contato direto entre os membros do Governo Municipal e a população. Na ocasião, os secretários municipais fazem um relatório das realizações de suas pastas e respondem a perguntas dos moradores.

O evento deste domingo, na Vila Esperança, teve intensa participação popular. O ginásio de esportes da Escola Elza dos Santos Silva ficou lotado. Desde as 14 horas, a população pôde visitar os estandes das secretarias municipais. O da secretaria da Saúde dava destaque à nova campanha de combate à dengue; o de Obras trazia alguns números sobre realizações urbanas, como, por exemplo, a aplicação de 12 mil metros quadrados de asfalto em vias públicas, além de reassentamento de 11.251 metros quadrados de sextavados. O troféu de vice-campeão geral da segunda divisão, conquistado por Cubatão nos Jogos Regionais deste ano, realizados em Guarujá, era um dos destaques do estande da Secretaria de Esportes, enquanto que a de Cidadania e Inclusão Social apresentou detalhes sobre o Bolsa Família. A Secretaria da Educação, em seu espaço, mostrou painéis sobre a Universidade Aberta , da qual Cubatão é um dos polos, e sobre a evolução no número de creches no município. No estande da secretaria de Emprego e Desenvolvimento Sustentável era possível cadastrar-se no Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT e obter informações sobre o Banco do Povo, que faz empréstimos a pequenos empreendedores. A Secretaria de Meio Ambiente apresentava a campanha sobre economia e uso racional da água, além de imagens das belezas naturais do município.

RELATÓRIOS - Os principais relatórios foram feitos pelos secretários de Obras, Wagner Moura, que deu maior ênfase ao projeto de urbanização da Vila Esperança, e o de Educação, Fábio Oliveira Inácio. Esse destacou, entre as realizações de sua pasta, o aumento no número de estudantes da rede municipal de ensino, que foi de 21.010, em 2009, para 21.815, este ano. Ressaltou, também, que o número de crianças assistidas em creches municipais, que era de 784 em 2008, subiu para 1.500 nos últimos dois anos. Revelou que hoje, Cubatão está em primeiro lugar na Baixada Santista em qualidade de ensino, conforme o Indice de Desenvolvimento na Educação Básica - Ideb. Destacou, ainda, a recente entrega de notebooks para todos os professores da rede municipal de Ensino como uma das mais importantes medidas do atual governo para valorizar aqueles profissionais e melhorar a Educação.

PREFEITA - Em tom enérgico e, por várias vezes, emocionado, a prefeita Marcia Rosa falou das principais realizações de seus menos de dois anos de governo e defendeu-se de críticas que considera injustas. “Não me incomodo em ouvir críticas. Só me incomodo com as mentiras, a hipocrisia e a covardia”, afirmou, no início de seu discurso.

A prefeita falou do primeiro ano de seu governo, quando teve de enfrentar sequestros judiciais de recursos do orçamento, por causa de dívidas deixadas por administrações passadas; além de acidentes na área urbana, como desmoronamentos de morros, provocados por chuvas, incêndios em favelas, entre outros. ”Mesmo assim, naquele ano conseguimos melhorar o transporte, trocando a empresa que antes operava por outra melhor, com mais ônibus, mais confortáveis e dotados de cobradores; melhoramos o atendimento na área da saúde; dotamos a cidade de 10 ambulâncias, algumas para atuar só em bairros distantes, como as Cotas, Ilha Caraguatá e Vale Verde - e hoje as pesquisas apontam a saúde pública de Cubatão com a melhor da Baixada. Agora, viabilizamos as obras do novo Parque Anilinas e a urbanização da Vila Esperança”.

Ao referir-se à Educação, Marcia Rosa, que é professora da rede municipal de Ensino, lembrou as reformas feitas em escolas, que as transformaram em locais arejados e humanizados, com a demolição dos muros altos, substituindo-os por gradis; falou da concessão de notebooks para professores, anunciando que o fará, também, para os estudantes municipais. “Em menos de dois anos de governo, construi mais creches do que os governos passados em 30 anos”, afirmou. Justificando seu empenho pelo setor, lembrou: “ A educação é a coisa mais importante na formação de uma sociedade”.

PRESENÇAS - Além de grande número de moradores e lideranças comunitárias da Vila Esperança, participaram do evento todos os secretários municipais e os vereadores Aguinaldo Araujo (PDT) e Paulo Tido Feder (PT) que, na ocasião, discursou, em nome do Legislativo. “Este é um momento histórico para a Vila Esperança. São atos assim que mostram que, agora, a cidade está sendo planejada”, disse.

O ato de prestação de contas foi coordenado pelo secretário municipal de Comunicação Social, Fernando Alberto Henriques Junior, e a mesa dos trabalhos contou, também, com a participação do vereador licenciado Adeildo Heliodoro (PT).


Texto: Paulo Motta
Fotos: José Mário Alves
Link para fotos

sábado, 9 de outubro de 2010

Dilma recebe apoio de lideranças partidárias, religiosas e dos movimentos

Primeiro ato paulista na campanha de segundo turno da petista, reuniu representantes de centrais sindicais, lideranças religiosas, de 17 partidos políticos, entidades estudantis, movimentos sociais, parlamentares e gestores. Eles convocaram militância a ocupar as ruas e eleger Dilma.

Por Cecília Figueiredo
Sábado, 9 de outubro de 2010


O Palácio do Trabalhador ficou pequeno na noite de sexta-feira (8), para abrigar o ato suprapartidário de segundo turno em São Paulo em apoio à candidata petista à Presidência da República.

Mais de 1.000 pessoas vindas de várias regiões do estado, além de representantes de centrais sindicais, lideranças religiosas, de 17 partidos políticos, entidades estudantis, movimentos sociais, senadores, deputados, vereadores, prefeitos e ministros lotaram o piso superior e parte do mezanino do auditório Paulo Pereira da Silva, para manifestar seu apoio e firmar o compromisso de eleger Dilma.

Cresce apoio
Lembrando as dificuldades enfrentadas na eleição de 2002 por Lula, a deputada federal reeleita Luiza Erundina (PSB) afirmou que a eleição de Dilma, significa igualmente uma “revolução nesse país”. “Em 2002, o povo brasileiro promoveu uma grande revolução nesse país, elegendo pela primeira vez um operário, nordestino a presidente do Brasil. É esse mesmo povo quem vai continuar essa revolução, elegendo a primeira mulher para governar o País”, afirmou Erundina. A ex-prefeita vê na eleição de Dilma a correção na história da democracia brasileira com as mulheres, que embora sejam 52% da população, não representam nem a metade dos cargos públicos.

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, valorizou o programa de governo que resultou em 47% dos votos conferidos à Dilma e num crescimento de cadeiras dos partidos aliados nos legislativos. “O programa que defendemos é o programa do governo Lula, que está levando o país ao desenvolvimento. É um programa vitorioso e temos que radicalizar o debate sobre esse programa.”

Foi a convicção no projeto iniciado pelo governo Lula no país, que levou o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (PPS), a confirmar seu apoio no 2º turno à Dilma, mesmo sob risco de retaliações de sua legenda. “Optei em ficar do lado do país que deu certo. Estou há 12 anos no PPS, mas acima dele está a bandeira do Brasil. Estou preocupado com a situação do meu povo”, acrescentou.

As lideranças de centrais sindicais - CUT, Força Sindical, CGTB, CTB e Nova Central – e do MST justificaram o alinhamento à candidatura Dilma e ressaltaram a importância da unidade em favor do Brasil. “Essa não é apenas uma eleição importante para o povo brasileiro. Imaginem o que seria da política internacional num governo Serra. Vocês lembram como ´eles´[FHC/Serra] trataram o povo, chamando os aposentados de vagabundos, sem aumento do salário mínimo!”, resgatou Arthur Henrique, presidente da CUT.

“Sabemos o que foi a privataria e que a aliança deles é com o PV-Partido da Veja. Por isso, vamos ocupar todas as ruas desse país, para derrotar esses tucanos”, convocou João Paulo Rodrigues, da Coordenação do MST e da Via Campesina. O secretário-geral da Força Sindical, Juruna, reforçou: “vamos mostrar a unidade das centrais, dos movimentos e dos partidos”.

Proteger a Pátria
O vereador de São Paulo, Carlos Apolinário (DEM), recomendou: “Antes que o mal cresça Dilma na cabeça”. Já o líder religioso Marco Feliciano disse que “toda árvore que dá frutos é apedrejada”, em alusão às calúnias e mentiras que têm circulado contra a candidata. “Com Dilma, sei que vamos primar pelos valores cristãos”, concluiu.

Numa reflexão sobre os mais de 7 milhões de votos que recebeu como candidato ao Senado por São Paulo, o vereador Netinho de Paula, pediu: “se vocês queriam me ver no Senado, transfiram essa vontade para a Dilma”.

Sem “papas na língua”, Ciro Gomes criticou duramente a campanha caluniosa contra a petista. "Estão fazendo uma das campanhas mais imundas, mais sujas, mais desonestas que eu já vi".

O ex-governador do Ceará, que assumiu a coordenação de campanha da petista, disse que é preciso proteger a Pátria “dessa gente”. “Não com um governo que vivia de joelhos, como o governo FHC. Hoje o salário mínimo é equivalente a U$ 300, mais de 50% da economia é puxada pelo crédito. Tenho responsabilidade. Lutamos muito no Congresso [Nacional] para impedir que o PSDB e o DEM privatizassem o Pré-sal”, disse entre os exemplos do projeto de país que se dedicará a reeleger.

Ação militante
O presidente do PT, José Eduardo Dutra, também não poupou críticas aos adversários tucanos. "60% do povo de São Paulo não votou em Serra no primeiro turno. Leonel Brizola, que já foi eleito pelo Rio Grande do Sul e pelo Rio de Janeiro, dizia que quem conhecia Brizola votava no Brizola. Hoje podemos dizer que quem conhece o Serra não vota nele, porque sabe que as promessas são mentirosas, porque trata professores na base do cassetete. Não vou comparar eles com o governo Lula, mas com meu pequenino estado do Sergipe. Um policial ganha muito mais no meu estado do que o estado mais rico, porque aqui é o PSDB e lá é o PT", comparou o dirigente. Ele também garantiu que será a ação militante que elegerá Dilma e derrotará a campanha de calúnias e xingamentos.

SP votou pela mudança
O senador Aloizio Mercadante, disse que a soma dos mais de 8 milhões de votos que recebeu aos de Celso Russomano – que também disputou a eleição para governador – já supera à votação de Serra. Confiante, ele acredita que Marina Silva também não esquecerá que fez parte do governo Lula, “que representa mudança”, da proximidade na militância e no Senado, onde ambos sempre estiveram lado a lado nas votações. “O que está em jogo é a nossa soberania energética e é por isso que fico muito feliz de ter vencido onde tem história política, em bairro operário, dessa maioria que hoje tem carteira assinada, que nunca havia sonhado em entrar na universidade. Portanto, esse será o único ato em ambiente fechado. Agora é rua. Vamos mostrar que São Paulo está junto com o Nordeste e não vai andar mais separado do Brasil”.

Paulinho Pereira da Silva, presidente nacional da Força Sindical, disse que colocarão nas ruas uma tiragem de 5 milhões de jornais dizendo quem é o Serra. “Todos sabem que o PSDB votou contra a Emenda 03, para tirar os direitos dos trabalhadores. Vamos mostrar aos trabalhadores que seus direitos, como o 13º, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, estão ameaçados, correm risco”.

Estadista
Na avaliação do candidato a vice-presidente, Michel Temer (PMDB), os adversários estão fazendo uma campanha subterrânea, mas a verdade prevalecerá, porque a palavra de Dilma é pela vida e pelas crenças. “Estou vendo aqui essas pessoas com camiseta ´Sou evangélico, estou com a verdade. Voto Dilma´. Além dos feitos administrativos da Dilma, ela tem uma capacidade extraordinária de articulação política. Políticos de todos os espectros reconhecem isso”.

Projeto em favor da vida
Tranquila, Dilma agradeceu às lideranças políticas e candidatos que fizeram uma campanha “aguerrida” no primeiro turno e fez uma saudação especial às mulheres fortes e guerreira, nas figuras de Lecy Brandão, deputada estadual eleita pelo PCdoB, e Luiza Erundina, deputada federal reeleita pelo PSB. “Somos movidos por sonhos, nós, homens e mulheres, mas a diferença é que além de sonharmos, fizemos. A gente não quer um Brasil para uma minoria, mas para 190 milhões, para cada um dos marginalizados, para cada família. No governo Lula, olhamos a ponte, o viaduto, mas também o que há por trás dele. Não deixamos o bolo crescer primeiro para depois distribuir”, disse a petista.

“Esse é o verdadeiro projeto a favor da vida. Esse projeto colocou na ordem do dia o resgate da família brasileira porque, quando elevaram a desigualdade no país a níveis absurdos, a consequência disso foi uma só, o esfacelamento da família”, disse a petista.

"Eu, como pessoa, sou contra o aborto. Porque o aborto é uma violência contra a mulher. Mas, eu não fecharei meus olhos para as mulheres e as adolescentes pobres que cometem atos extremos... Eu creio que as religiões têm um papel fundamental para esclarecer essas mulheres", avaliou a petista.

Dilma denunciou ainda o PSDB de querer privatizar o pré-sal e citou, sem nominar, "um tucano de alta plumagem". "Isso é muito grave, porque o pré-sal é o nosso passaporte para o futuro".

Participaram do evento os ministros do Esporte, Orlando Silva (PCdoB), e Alexandre Padilha, entre outras lideranças dos partidos que apoiam a candidatura de Dilma Rousseff.

Foto: Roberto Stuckert Filho