Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Urbanização da Vila Esperança começa a se tornar realidade

Prefeita Marcia Rosa assina ordem de serviço para edificação das primeiras novas moradias e anuncia construção de Centro Educacional Unificado - CEU no bairro.

A reestruturação urbana da Vila Esperança, núcleo mais populoso de Cubatão, com cerca de 20 mil moradores, surgido, há quase 30 anos, de ocupações de áreas públicas - começa a tornar-se realidade: a prefeita Marcia Rosa assinou, na tarde deste domingo, 17, a ordem de serviço para que o consórcio Galvão/Terracom, vencedor da licitação pública, comece as obras das primeiras 120 moradias que serão construídas na área, em cumprimento ao projeto habitacional que prevê a construção e consolidação de 6.168 imóveis na região. O projeto é custeado pelo Programa de Aceleração do Crescimento - PAC-1, do Governo Federal.

A assinatura da ordem de serviço foi feita durante a oitava edição do ato de prestação de contas Gestão Transparente, realizada na escola Professora Elza dos Santos Silva. Na ocasião, a Vila Esperança recebeu outra boa notícia: também com recursos do PAC e dentro do mesmo programa de urbanização, o bairro será o primeiro da cidade e da Baixada Santista a ganhar um Centro Educacional Unificado - CEU. Trata-se de um complexo educacional, cultural e de lazer, com 9.878 metros quadrados de área, que abrigará, entre outros equipamentos, uma escola de educação infantil, com 550 vagas; uma escola de ensino fundamental, 1.400 vagas, auditório com 300 lugares, ginásio de esportes, três piscinas, sendo uma delas de 25 metros, e palco para eventos ao ar livre. O projeto arquitetônico foi feito pelo escritório do renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

O secretário municipal de Obras, Wagner Moura, que assinou a ordem de serviço de construção das moradias, junto com a prefeita Marcia Rosa, explicou aos moradores detalhes do projeto de urbanização da Vila Esperança. Segundo Wagner, a maior parte das moradias será destinada aos moradores que precisarão sair de áreas de preservação ambiental, sendo a principal delas a Ilha Bela e o entorno do Morro do Indio. “Estes trechos terão de ser devolvidos à natureza”, afirmou. Entretanto, as famílias ficarão em glebas próximas, assegurou. Os imóveis daqueles que permanecerão em suas moradias serão reformados com recursos da Prefeitura, caso apresentem problemas estruturais. A prefeita Marcia Rosa, por sua vez, garantiu que todos os moradores receberão, junto com as chaves das suas novas moradias - novas ou restauradas - as escrituras definitivas.

Atendendo a um apelo, feito momentos antes pelo lider comunitário local, Sebastião Ribeiro do Nascimento, mais conhecido como Zumbi, a prefeita Marcia Rosa determinou às secretarias de Obras e Meio Ambiente que adotem medidas preventivas para evitar transtornos durante o desenvolvimento das obras do PAC , como obstrução de vias públicas, excesso de poeira e lama, entre outros.

PARTICIPAÇÃO - O Ato de Prestação de Contas Gestão Transparente tem por objetivo estabelecer um contato direto entre os membros do Governo Municipal e a população. Na ocasião, os secretários municipais fazem um relatório das realizações de suas pastas e respondem a perguntas dos moradores.

O evento deste domingo, na Vila Esperança, teve intensa participação popular. O ginásio de esportes da Escola Elza dos Santos Silva ficou lotado. Desde as 14 horas, a população pôde visitar os estandes das secretarias municipais. O da secretaria da Saúde dava destaque à nova campanha de combate à dengue; o de Obras trazia alguns números sobre realizações urbanas, como, por exemplo, a aplicação de 12 mil metros quadrados de asfalto em vias públicas, além de reassentamento de 11.251 metros quadrados de sextavados. O troféu de vice-campeão geral da segunda divisão, conquistado por Cubatão nos Jogos Regionais deste ano, realizados em Guarujá, era um dos destaques do estande da Secretaria de Esportes, enquanto que a de Cidadania e Inclusão Social apresentou detalhes sobre o Bolsa Família. A Secretaria da Educação, em seu espaço, mostrou painéis sobre a Universidade Aberta , da qual Cubatão é um dos polos, e sobre a evolução no número de creches no município. No estande da secretaria de Emprego e Desenvolvimento Sustentável era possível cadastrar-se no Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT e obter informações sobre o Banco do Povo, que faz empréstimos a pequenos empreendedores. A Secretaria de Meio Ambiente apresentava a campanha sobre economia e uso racional da água, além de imagens das belezas naturais do município.

RELATÓRIOS - Os principais relatórios foram feitos pelos secretários de Obras, Wagner Moura, que deu maior ênfase ao projeto de urbanização da Vila Esperança, e o de Educação, Fábio Oliveira Inácio. Esse destacou, entre as realizações de sua pasta, o aumento no número de estudantes da rede municipal de ensino, que foi de 21.010, em 2009, para 21.815, este ano. Ressaltou, também, que o número de crianças assistidas em creches municipais, que era de 784 em 2008, subiu para 1.500 nos últimos dois anos. Revelou que hoje, Cubatão está em primeiro lugar na Baixada Santista em qualidade de ensino, conforme o Indice de Desenvolvimento na Educação Básica - Ideb. Destacou, ainda, a recente entrega de notebooks para todos os professores da rede municipal de Ensino como uma das mais importantes medidas do atual governo para valorizar aqueles profissionais e melhorar a Educação.

PREFEITA - Em tom enérgico e, por várias vezes, emocionado, a prefeita Marcia Rosa falou das principais realizações de seus menos de dois anos de governo e defendeu-se de críticas que considera injustas. “Não me incomodo em ouvir críticas. Só me incomodo com as mentiras, a hipocrisia e a covardia”, afirmou, no início de seu discurso.

A prefeita falou do primeiro ano de seu governo, quando teve de enfrentar sequestros judiciais de recursos do orçamento, por causa de dívidas deixadas por administrações passadas; além de acidentes na área urbana, como desmoronamentos de morros, provocados por chuvas, incêndios em favelas, entre outros. ”Mesmo assim, naquele ano conseguimos melhorar o transporte, trocando a empresa que antes operava por outra melhor, com mais ônibus, mais confortáveis e dotados de cobradores; melhoramos o atendimento na área da saúde; dotamos a cidade de 10 ambulâncias, algumas para atuar só em bairros distantes, como as Cotas, Ilha Caraguatá e Vale Verde - e hoje as pesquisas apontam a saúde pública de Cubatão com a melhor da Baixada. Agora, viabilizamos as obras do novo Parque Anilinas e a urbanização da Vila Esperança”.

Ao referir-se à Educação, Marcia Rosa, que é professora da rede municipal de Ensino, lembrou as reformas feitas em escolas, que as transformaram em locais arejados e humanizados, com a demolição dos muros altos, substituindo-os por gradis; falou da concessão de notebooks para professores, anunciando que o fará, também, para os estudantes municipais. “Em menos de dois anos de governo, construi mais creches do que os governos passados em 30 anos”, afirmou. Justificando seu empenho pelo setor, lembrou: “ A educação é a coisa mais importante na formação de uma sociedade”.

PRESENÇAS - Além de grande número de moradores e lideranças comunitárias da Vila Esperança, participaram do evento todos os secretários municipais e os vereadores Aguinaldo Araujo (PDT) e Paulo Tido Feder (PT) que, na ocasião, discursou, em nome do Legislativo. “Este é um momento histórico para a Vila Esperança. São atos assim que mostram que, agora, a cidade está sendo planejada”, disse.

O ato de prestação de contas foi coordenado pelo secretário municipal de Comunicação Social, Fernando Alberto Henriques Junior, e a mesa dos trabalhos contou, também, com a participação do vereador licenciado Adeildo Heliodoro (PT).


Texto: Paulo Motta
Fotos: José Mário Alves
Link para fotos

Nenhum comentário: