Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Governo do Estado entrega 96 apartamentos do Conjunto Rubens Lara e recebe cobrança de infraestrutura

Uma das reivindicações feitas pelo secretário de Obras, Wagner Moura, foi necessidade da construção de um acesso ligando os Bolsões ao Parque São Luiz


Durante a solenidade de entrega das primeiras 96 unidades do conjunto Rubens Lara, que está sendo construído no Parque São Luiz, para abrigar parte das famílias dos bairros Cota, que estão sendo remanejadas dentro do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, de responsabilidade do governo do Estado, o secretário de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Wagner Moura dos Santos, que representou a prefeita Marcia Rosa - que esta em viagem oficial - na cerimônia, cobrou do governador Alberto Goldman a conclusão das obras de infraestrutura no entorno do conjunto, que terá 1.840 unidades, antes da entrega das moradias, a fim de se evitar transtornos à população da região e um caos urbano no Jardim Casqueiro.

Entre outras intervenções estruturais de grande importância, Wagner Moura falou sobre a necessidade da construção de escolas, postos de saúde, reformulação do sistema viário e da duplicação urgente do viaduto Rubens Paiva, antigo 31 de Março, que já está completamente ultrapassado, não suportando mais sequer o trânsito de veículos com a população atual. Caso não ocorra a duplicação antes da finalização dos 1840 apartamentos, com o decorrente aumento da população aliado ao tráfego pesado de caminhões com destino ao Porto, o trânsito no elevado e seus acessos, que já está completamente saturado, sua utlização será totalmente inviabilizada, colocando a região em risco de colapso total.

Outra reivindicação do secretário foi a criação de um acesso ligando os Bolsões 7, 8 e 9 ao Parque São Luiz, onde, em breve, será construída pela Prefeitura, com verbas do Governo Federal, uma Unidade de Pronto Atendimento UPA, orçada em cerca de R$ 1,8 milhão.



O Governador Goldman assumiu publicamente o compromisso de realizar todas as obras de infraestrutura necessárias no bairro, antes da entrega dos apartamentos do conjunto habitacional. “Tudo o que estiver sob a responsabilidade do governo do estado, nós iremos fazer”, disse o governador

Segundo informou o chefe do executivo estadual, serão construídas, já para o próximo ano letivo, dezesseis salas de aula no Jardim Casqueiro, um posto permanente da Policia Militar com aumento do efetivo policial em 45 militares. Outros compromissos assumidos foram a duplicação do viaduto Rubens Paiva e a universalização do tratamento de esgoto, com a recém inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Ao falar com a imprensa, o secretário municipal de Obras recordou que a prefeita Marcia Rosa, ainda em 2008, mesmo antes de assumir a Prefeitura, deu início a uma intensa articulação política, que perdura até os dias atuais, para que o Estado desse prioridade, dentro do Programa Serra do Mar, ao reassentamento dos moradores de áreas consideradas críticas nas encostas da Serra, como o Grotão, por exemplo, onde o risco de deslizamentos é iminente. "Alguns moradores de áreas de maior risco geológico já foram transferidos para conjuntos em outros municípios, mas nem todos podem ou querem mudar de cidade. Para esses, a urgência é maior e esperamos que o grau de risco esteja sendo utilizado como critério fundamental para determinar a ordem das transferências", e, sobre a infraestrutura, complementou: "é importante que o governador reconheça publicamente a importãncia de se dotar o bairro de obras complementares de infreestrutura antes que haja um aumento populacional que causará grande impacto sobre toda a região. Não podemos solucionar um problema (o desocupação das encostas da Serra) criando outro das mesmas ou até de maiores proporções", finalizou.



Texto: José Mário Alves

Fotos: Dilson Silva Matogrosso

Link para fotos

Nenhum comentário: