Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ministro garante apoio à urbanização da orla do Jardim Casqueiro

Padilha visita áreas que recebem investimentos do PAC

O Governo Federal deve apoiar a concretização do projeto de reurbanização da orla do bairro Jardim Casqueiro, com a implantação de atracadouros das futuras linhas de transporte público fluvial, instalação de sistema de iluminação especial e construção de alamedas e áreas de lazer. A informação foi divulgada pelo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Rocha Santos Padilha, ao visitar o local na companhia da prefeita Marcia Rosa, no final da tarde de sexta-feira (4).
“Temos todo o interesse em apoiar a urbanização desta orla”, afirmou Padilha, que momentos antes inspecionou os locais que já estão recebendo investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Vila Esperança e área do Bolsão, nos fundos do Jardim Nova República. O ministro-chefe também conheceu o Parque Anilinas, área verde encravada na região central, a qual deve passar por completo processo de revitalização.
Padilha fez questão de frisar que os projetos habitacionais do PAC não beneficiam apenas as famílias que trocam precárias moradias por apartamentos e casas em núcleos com infraestrutura social, segurança e equipamentos de saúde.
“Com a criação desses conjuntos habitacionais, o impacto positivo atinge toda a Cidade, não só as pessoas diretamente beneficiadas com o imóvel. Junto com a moradia, a família passa a contar com serviços públicos, com centros de referência social e programas voltados à juventude. Há a redução dos índices de criminalidade e a elevação dos indicadores da Educação. A criança, que antes perdia seu material escolar, levado por enchentes, passa a contar com um ambiente acolhedor, um local apropriado para ler, estudar”, afirmou Padilha.
O ministro-chefe comentou ainda que a mudança reflete inclusive no comércio local. “Quando a pessoa muda para uma casa nova geralmente quer móveis e eletrodomésticos novos. Com as novas oportunidades de financiamento, a aquisição desses bens ficou mais acessível. O PAC, além de gerar empregos diretos nas obras, produz renda e melhora diretamente as condições de vida na Cidade”.
Alexandre Padilha fez previsões otimistas sobre o futuro de Cubatão, alicerçadas nos recursos provenientes da exploração do pré-sal, atividade que deve impulsionar a economia local. “Podemos dizer que a Cubatão de hoje será outra depois do pré-sal. A Cidade, que todos comentam sobre a riqueza que gera para o nosso País, terá um papel ainda mais importante. A prefeita Marcia Rosa terá cada vez mais o que mostrar a todos”.
A prefeita comentou que a população pode aguardar por grandes transformações urbanas. E reiterou que a intenção é manter as famílias beneficiadas com os projetos habitacionais em seus locais de origem. “Em alguns núcleos será preciso transferir alguns moradores em razão da abertura de ruas. Mas, após a urbanização, as famílias poderão optar em voltar para os apartamentos que serão construídos”.
Meio Ambiente – Questionado pela imprensa sobre a questão ambiental, Alexandre Padilha afirmou que o Brasil mostrará na Conferência do Clima, em Copenhague, a partir de segunda-feira (7), que “fez sua lição de casa”. Ele informou que o País registrou este ano a menor taxa de desmatamento e tem como matriz energética a maior participação de energias renováveis.
“Somos ousados porque estamos fazendo a lição de casa. Fixamos em 36% a 39% a redução da emissão de gás carbônico para 2020. A nossa iniciativa acabou sendo seguida por outros países, que até então não fixavam metas. Países como Índia, Estados Unidos, China e da Comunidade Européia agora já assumiram a responsabilidade de ter metas”, destacou Padilha, que elogiou o avanço obtido por Cubatão na questão ambiental. “O Brasil, aos poucos, vai reconstruindo suas cidades”.
Projetos – A prefeita Marcia Rosa entregou ao ministro-chefe ofício solicitando apoio aos seguintes projetos: 1 – Reurbanização da Avenida Beira-Mar, no Casqueiro; 2 – Reforma do Parque Anilinas; 3 – Reurbanização da Avenida 9 de Abril; 4 – Praça da Juventude; 5 – Programa de Segurança e Prevenção à Violência (Pronasci); e 6 – Apoio do ministério para gestão junto ao Banco Mundial visando à retomada do Projeto Habitacional Guará-Vermelho – reurbanização da Vila dos Pescadores.



Texto: Melchior de Castro Junior
Fotos: Dilson Mato Grosso
Links para fotos

Nenhum comentário: