Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cubatão sai na frente e anuncia sua participação na 1ª Conferência Nacional de Comunicação


Movimento começa pela Conferência Municipal de Comunicação que será realizada no dia 22 de agosto

Cubatão é a primeira cidade da Região Metropolitana da Baixada Santista a confirmar sua participação na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que deve acontecer entre 1 e 3 de dezembro de 2009, em Brasília (DF). A confirmação foi feita pela Secretaria de Ação Governamental, durante reunião com a Comissão Baixada Santista Pró-Conferência de Comunicação, realizada nesta 2ª-feira (27/07), na Prefeitura de Cubatão.
Durante a reunião, a Comissão apresentou o calendário de eventos que deve acontecer em todos os municípios brasileiros antes da Conferência Nacional. Em Cubatão, por exemplo, a Conferência Municipal ficou agendada para o dia 22 de agosto. A SEGOVE que desde o início do ano já desenvolve um trabalho de expansão da comunicação na cidade coordenará parte dos trabalho, em Cubatão.
O objetivo da Conferência Municipal é promover o debate com a sociedade visando a democratização da informação em todas as áreas; propor política de diálogo e incentivar a produção independente de vídeos para o software livre, rádio e tv comunitária e outras tecnologias, bem como discutir a grade de programação das emissoras de tv. A partir daí Cubatão pode ter o seu primeiro Plano Municipal de Comunicação, formando inclusive o primeiro Conselho Municipal de Comunicação. De acordo com o cronograma, haverá também as fases regionais e a estaduais e, por último, a Conferência Nacional.
Para os organizadores, as políticas de comunicação no Brasil têm sido definidas, de modo geral, sem a participação democrática da sociedade. Por isso, a participação nas conferências não deve ficar restrita a especialistas e profissionais da área. A intenção é envolver a comunidade e outros setores como educação, cultura, serviço social, saúde e segurança pública, as quais terão a oportunidade única de intervir no futuro da comunicação no Brasil.

Nenhum comentário: