Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Um Gilmar que poucos conhecem


*Por Carlos Ratton

Veja se isso não é o retrato de um país hipócrita e sem moral. Enquanto jornalistas de todo o Brasil tentam juntar os cacos do duro golpe sofrido em função da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) - da não obrigatoriedade do diploma para exercer o Jornalismo - o relator no processo, ministro Gilmar Mendes (aliado dos barões da mídia brasileira) fatura, e muito bem, prestando serviços para a União de forma, no mínimo, duvidosa.

Dono do Instituto Brasiliense de Direito (IDP), Gilmar Mendes, que se considera um baluarte da moral, bons costumes, guardião da Constituição e exemplo de seriedade deve embolsar quase R$ 600 mil reais da União, TUDO SEM LICITAÇÃO, somente no primeiro semestre deste ano.

Para ter seu Instituto em tão bom conceito junto ao Governo Federal, o ministro Gilmar Mendes possui, em sua empresa, um corpo docente de peso, formado por procuradores da República, Auditores Fiscais e até ministros do STF. Tudo legal, porém, imoral.

O IDP de Gilmar Mendes também conta com a colaboração intelectual de Nelson Jobim (Defesa), Jorge Hage (Controladoria-Geral da União), Mangabeira Unger (Planejamento Estratégico) e José Antonio Toffoli (Advocacia-Geral da União). Que formação, não?

O nosso presidente do STF, indicado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, deve ter notável saber jurídico – um dos quesitos necessários para ocupar o cargo – pois é sócio, também, de uma faculdade.

A Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino, hoje administrada pela família de Gilmar Mendes, pode ser fechada pelo Ministério da Educação em função da péssima qualidade do ensino.

A instituição obteve conceito muito baixo – nota dois em uma escala de zero a cinco – no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e será submetida à fiscalização federal.

Em agosto de 2000, a faculdade levou “bomba” da Comissão de Ensino Jurídico (CEJ) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A decisão foi por unanimidade. Esse é o nosso algoz, caros colegas jornalistas.

Carlos Ratton – jornalista e diretor regional de Santos, Baixada Santista e Vale do Ribeira do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Nenhum comentário: