Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Comunidade de Pilões é incluída em programa habitacional





Cansados de, repetidamente, sofrer as consequências catastróficas das enchentes, finalmente os moradores de Pilões já podem pensar em “perder o seu medo da chuva” e comemorar o início da realização do sonho de possuírem moradias dignas e seguras. A comunidade foi incluída no Programa Litoral Sustentável e contemplada com unidades habitacionais da CDHU. A informação foi passada aos moradores daquela localidade pela prefeita Marcia Rosa, em reunião realizada na noite desta terça-feira (03/02), no Gabinete da Prefeita.“Tem a área, o projeto aprovado e o dinheiro para os conjuntos habitacionais. Só falta o Governo do Estado fazer a licitação para que o processo de construção seja iniciado”, resumiu a prefeita.

Acompanhados do padre Carlos de Miranda Alves,  páraco da Igreja Matriz de Cubatão, lideranças e membros da comunidade foram recebidos pela Prefeita e secretários municipais para que fossem informados das ações que estavam sendo adotadas para se chegar a uma solução definitiva para o bairro.

Pilões, até então, estava excluída do Programa Serra do Mar e, portanto, não seria alvo de nenhum investimento do Governo Estadual. Depois de inúmeras tratativas e intervenções da prefeita Marcia Rosa, a Prefeitura obteve a inclusão do bairro no programa estadual. Mas ainda restava um grande obstáculo: a falta de áreas para construção no Município. Finalmente, isso foi também solucionado.
O secretário municipal de Habitação, Silvano da Silva Lacerda, explicou que foram apresentadas três áreas à CDHU, um terreno do DER e um da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS) – ambos órgãos estaduais – e um terceiro na Ilha Caraguatá, pertencente ao Município, que foram viabilizados para o empreendimento, que será efetivado com recursos financeiros da CDHU. Após isso, foram apresentados os projetos, que receberam aprovação da Prefeitura. Com isso, só falta que o Estado inicie o processo de Licitação para a construção das 1290 unidades habitacionais previstas para os três conjuntos.
Enchentes – Há quase dois anos, em 22 de fevereiro de 2013, Pilões sofreu uma enchente de grandes proporções que deixou inúmeros desabrigados. De lá para cá, a comunidade e a Prefeitura lutam pelo desassoreamento do rio, o que, até o momento, ainda não foi feito. Recentemente, em janeiro, o bairro sofreu dois novos alagamentos. Além  dos grandes prejuízos sofridos, a população está apreensiva com a possibilidade de ocorrer uma tragédia com vítimas.

Nenhum comentário: