Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

terça-feira, 18 de novembro de 2014

3ª edição do Cubatão Danado de Bom atrai mais de 60 mil pessoas e é sucesso entre o público de todas as idades e de várias partes do País




Foto: Allan Nóbrega
Foto :Marcus Cabaleiro
A 3ª edição do Festival da Cultura Nordestina - Cubatão Danado de Bom foi um sucesso de público, agradando todas as faixas etárias. Durante quatro dias de festa, mais de 60 mil pessoas passaram pelo local, moradores da região e turistas de várias partes do País, e puderam curtir de perto shows de grandes nomes da música brasileira, como Fagner, Pitty, Falamansa, Daniel Gonzaga, Tribo de Jah, Magníficos, entre outros.



Criado em 2010 pela Prefeitura de Cubatão, o festival faz já parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo e já está se consolidando como a maior festa nordestina fora do Nordeste. Além dos shows principais, o evento teve mais de 60 apresentações artísticas, dos mais variados segmentos, como dança, teatro, cultura popular, folclore, artes plásticas e literatura, totalizando 43 horas de entretenimento gratuito.




Foto: Marcus Cabaleiro
O Espaço Infantil Danadinho de Bom, novidade deste ano, foi um sucesso entre as crianças e também entre os pais, que puderam ficar despreocupados curtindo o evento. Durante os quatro dias, mais de 6 mil pessoas passaram pelo local.



O evento também ajudou na geração de empregos. Ao todo, foram gerados cerca de 750 empregos diretos e indiretos ao longo do período de preparação e realização do evento. E ainda ajudou 10 entidades assistenciais, que comercializaram comidas e bebidas no local, obtendo um lucro total 50 mil reais durante o festival, e 17 artesãos locais, que e vender 120 peças, resultando num faturamento total de R$ 1.600,00. A rede hoteleira da cidade e o setor de transportes também se beneficiaram do movimento gerado pelo festival.





A gastronomia típica nordestina mais uma vez fez sucesso entre os presentes. Durante os quatro dias de festa, os 14 restaurantes instalados na praça de alimentação, ajudando a movimentar a economia local.





Foto: Marcus Cabaleiro
As ações ambientais não ficaram de fora do evento. No local, durante os quatro dias de festa, foram recolhidos 80 litros de óleo de cozinha usado nas barracas. No mesmo período, uma tonelada de lixo reciclável foi retirada do kartódromo. Já de lixo orgânico foram recolhidas 4 toneladas.



Foto: Marcus Cabaleiro
Para compensar a emissão de carbono gerado por esses resíduos (150 ton/CO²), algumas ações estão previstas, como produção de biodiesel a partir do óleo de cozinha usado; destinação dos resíduos secos para a cooperativa, no qual este material irá gerar renda e posteriormente será reciclado; e plantio de aproximadamente 100 mudas de árvores no Município, principalmente no Parque Ecológico Perequê.




Foto: Marcus Cabaleiro

Foto: Marcus Cabaleiro
A prefeita Marcia Rosa ficou satisfeita com o resultado e já confirmou a realização da quarta edição do evento, em 2015. "A festa foi realmente Danada de Boa. Reuniu não só moradores de Cubatão, nordestinos e descendentes, mas também pessoas de outras cidades e de outros estados. Foi uma festa que agradou crianças, jovens, adultos e idosos", disse a chefe do Executivo.



O Festival de Cultura Nordestina - Cubatão Danado de Bom é realizado pela Prefeitura Municipal de Cubatão. A 3ª edição contou com apoio da Usiminas, Unimonte, Ecovias, Vale, Unipar Carbocloro e Cerveja Devassa.  E apoio institucional do CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, ACIC - Associação Comercial e Industrial de Cubatão, Santos e Região Convention & Visitors Bureau, e parceria com a Associação dos Artistas.

Texto: Tatiana Lopes
Foto: Allan Nóbrega
FENAJ/MTB - 52208 - SP

Fotos Marcus Cabaleiro
FENAJ/MTB - 66920-SP
Site: http://marcuscabaleiro.com.br/

Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário: