Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quinta-feira, 1 de março de 2007

Democracia na Informática

Com a afirmação de André Lemos tendo como base o movimento contracultural dos anos 60, mostra que a micro-informática é a democratização da informática. A informação não pode nem deve ficar restrita a poucos. Com esta democratização da informática as camadas sociais terão acesso mais fácil a informação diminuindo assim as distâncias entre aqueles que tem mais e os que quase não tem nada.
A micro-informática possibilita o acesso da sociedade aos meios de comunicação, fazendo do computador não uma máquina de calcular como disse André lemos mas uma ferramenta que nos dias de hoje se tornaram indispensáveis em qualquer residência.
O movimento contracultural dos anos 60 foi basicamente uma forma que os jovens mostraram que não estavam satisfeitos como estava sendo usados a informática somente com fins de guerra ou defesa. eles queriam que todos tivessem acesso a estas informações para um maior desenvolvimento cultural e intelectual.
Os tecnocratas querem sempre guardar as informações somente para eles sem pensar no desenvolvimento das camadas "inferiores", eles temem que a socialização da informação venha a prejudicar seus negócios.
Infelizmente a grande massa de baixa renda ainda não tem acesso ao computador, e grande parte das pessoas que tem o equipamento não consegue ainda acessar a internet devido aos altos custos.
Somente teremos a verdadeira democracia na informática quando a grande massas estiver conectada trocando informações , pesquisando e se comunicando pela internet, somente assim teremos um grande desenvolvimento social.