A Comissão Municipal de Defesa Civil de Cubatão (COMDEC) esclarece que não há razão para alarme na cidade de Cubatão, em função das fortes chuvas ocorridas na Capital.
Desde o início das tempestades em São Paulo, a Defesa Civil cubatense está fazendo monitoramento constante e mantendo contatos com a Empresa Metropolitana de Água e Energia (EMAE), ligada ao Governo do Estado, e com os membros do Núcleo de Defesa Civil do bairro Pilões, onde o sistema de monitoramento aponta nível baixo da água do rio.
Ao contrário do que vem sendo divulgado nas redes sociais, NÃO HOUVE qualquer disparo de alerta em Pilões e nem descarga programada da Represa Billings/Perequê (liberação controlada da água da represa para o Rio Perequê).
Vale lembrar que para que ocorra a descarga programada, a Defesa Civil analisa itens como preamar (nível da água) e ocorrência de chuvas. Só depois desses dados em mãos e com o aval de órgãos como Cetesb, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Segurança Pública, a medida pode ser adotada. #monitoramento #chuvas #defesacivil