Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Definida a área onde ficará a nova Vila Noel

Terreno abrigará moradias destinadas às famílias que serão transferidas devido às obras do novo anel viário do sistema Anchieta/Imigrantes




Já está definida a área em que serão construídas as moradias destinadas aos moradores da Vila Noel, que precisarão ser transferidos por causa das obras do novo anel viário do sistema Anchieta/Imigrantes. O terreno tem cerca de 11 mil metros quadrados e fica entre as avenidas Joaquim Miguel Couto, Henry Borden e o ramal ferroviário Paratinga-Piaçaguera, a pouco mais de um quilômetro de distância do núcleo original.


Durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira, na Prefeitura, entre técnicos da administração municipal, da Ecovias e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado-CDHU, foi apresentado, também, o projeto básico do núcleo onde ficará a nova Vila Noel. O projeto prevê a construção de 176 apartamentos, tendo, em média, 56 metros quadrados cada, distribuidos por quatro prédios de cinco andares. O condomínio terá, ainda, centro comunitário, área comercio, quadra poliesportiva e área de lazer.

Os próximos passos, agora, segundo o secretário municipal de Habitação, Silvano Lacerda, serão avaliação da área e encaminhamento de projeto de lei à Câmara Municipal, solicitando autorização legal para sua alienação à CDHU, que será responsável pela elaboração do projeto final, construção dos imóveis e sua transferência aos moradores, de acordo com as normas dos programas habitacionais do órgão.

As decisões da reunião foram apresentadas, ao final do encontro, à prefeita Marcia Rosa, que as considerou uma grande vitória dos moradores da Vila Noel, os quais, até há pouco mais de dois anos, em decorrência das obras do anel viário, viviam clima de incerteza quanto a seus destinos.

A prefeita lembrou que a solução encontrada não é um projeto habitacional comum. " É, antes de tudo,um projeto de sustentabilidade do ponto de vista social". Conforme explicou, o projeto, além de assegurar nova e digna moradia às famílias, prevê a adaptação delas a um novo padrão residencial.


Marcia Rosa fez elogios e agradecimentos especiais aos técnicos da CDHU e Ecovias, lembrando que eles, além de competência técnica, tiveram sensibilidade para com a comunidade onde atuaram. Recordando as inúmeras dificuldades que precisaram ser superadas para se chegar ao estágio atual dos projetos, a prefeita citou o poeta Fernando Pessoa: "Foi uma grande luta, mas a luta vale a pena quando a alma não é pequena".


Moradores - Lideranças da Via Noel também estiveram presentes ao anúncio de definição da área e do projeto das moradias. Maria das Graças da Silva, que por duas vezes presidiu a associação de moradores, lembrou da ansiedade que as famílias passaram a viver desde que se anunciou que precisariam ser transferidas." A solução encontrada atende aos nossos pedidos. Estamos muito felizes".

Maria das Graças disse que,entre as muitas vantagens do novo núceo habitacional, está o fato de estar muito perto da vila original. "Isso não exigirá grandes mudanças em nossa rotina. Além disso, ficaremos próximos do quarteirão da Saúde, que está sendo implantado pela Prefeitura, e do novo shopping center da cidade".    


  
Texto: Paulo Mota - MTb 12.814

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Comunidade de Pilões é incluída em programa habitacional





Cansados de, repetidamente, sofrer as consequências catastróficas das enchentes, finalmente os moradores de Pilões já podem pensar em “perder o seu medo da chuva” e comemorar o início da realização do sonho de possuírem moradias dignas e seguras. A comunidade foi incluída no Programa Litoral Sustentável e contemplada com unidades habitacionais da CDHU. A informação foi passada aos moradores daquela localidade pela prefeita Marcia Rosa, em reunião realizada na noite desta terça-feira (03/02), no Gabinete da Prefeita.“Tem a área, o projeto aprovado e o dinheiro para os conjuntos habitacionais. Só falta o Governo do Estado fazer a licitação para que o processo de construção seja iniciado”, resumiu a prefeita.

Acompanhados do padre Carlos de Miranda Alves,  páraco da Igreja Matriz de Cubatão, lideranças e membros da comunidade foram recebidos pela Prefeita e secretários municipais para que fossem informados das ações que estavam sendo adotadas para se chegar a uma solução definitiva para o bairro.

Pilões, até então, estava excluída do Programa Serra do Mar e, portanto, não seria alvo de nenhum investimento do Governo Estadual. Depois de inúmeras tratativas e intervenções da prefeita Marcia Rosa, a Prefeitura obteve a inclusão do bairro no programa estadual. Mas ainda restava um grande obstáculo: a falta de áreas para construção no Município. Finalmente, isso foi também solucionado.
O secretário municipal de Habitação, Silvano da Silva Lacerda, explicou que foram apresentadas três áreas à CDHU, um terreno do DER e um da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS) – ambos órgãos estaduais – e um terceiro na Ilha Caraguatá, pertencente ao Município, que foram viabilizados para o empreendimento, que será efetivado com recursos financeiros da CDHU. Após isso, foram apresentados os projetos, que receberam aprovação da Prefeitura. Com isso, só falta que o Estado inicie o processo de Licitação para a construção das 1290 unidades habitacionais previstas para os três conjuntos.
Enchentes – Há quase dois anos, em 22 de fevereiro de 2013, Pilões sofreu uma enchente de grandes proporções que deixou inúmeros desabrigados. De lá para cá, a comunidade e a Prefeitura lutam pelo desassoreamento do rio, o que, até o momento, ainda não foi feito. Recentemente, em janeiro, o bairro sofreu dois novos alagamentos. Além  dos grandes prejuízos sofridos, a população está apreensiva com a possibilidade de ocorrer uma tragédia com vítimas.