Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Na Câmara, um encontro de famílias


Foi a homenagem oficial de Cubatão à Semana da Família



Juntos, a prefeita Marcia Rosa com sua família, Wagner Moura e seus familiares, o vice prefeito, Donizete Tavares do Nascimento, autor do projeto que instituiu em Cubatão, a Semana da Família, vereadores e autoridades religiosas e o Coral da Terceira Idade Raízes da Serra e o público terminaram - com o canto (bisado) da Oração da Família - a sessão solenel em homenagem à Semana da Família, promovida pela Câmara Municipal de Cubatão na noite desta quarta-feira (28).

O encontro foi aberto pelo presidente do Legislativo cubatense, Wagner Moura, que se referiu ao sequestro recente de duas filhas, por 38 dias: "O Papa realizou este ano a Jornada da Juventude, no Rio de Janeiro, referindo-se à união familiar em Deus. Foi força da fé que nos uniu ainda mais, os amigos que estiveram ao nosso lado pessoal e espiritualmente, que nos deram forças. Após tanta turbulência, minha família está unida",

Orador oficial da sessão, o bispo diocesano de Santos, dom Jacyr Frnacisco Braido, também citou a visita papal ao Rio de Janeiro, da qual ele participou, e a mensagem às famílias enviada pelo papa Francisco, centrada na expressão "Ide, sem medo, servir". Dom Jacyr analisou a permanência necessária, "diante da cultura do descartável que relativiza o valor da vida humana", dos valores familiares definidos em várias conferências episcopais ("A família é patrimônio da Humanidade").

O pároco da Igreja São Judas Tadeu, do Jardim Casqueiro, padre Eniroque Ballerini, observou que "a primeira igreja é doméstica, é a família. Depois, esta se reúne a tantas outras famílias em comunidade. Feliz a cidade que cuida de suas famílias, porque se a família vai bem, a escola, a igreja, a comunidade vai bem".

A prefeita Marcia Rosa seguiu no mesmo tom, lembrando que "a história recente da família do Wagner é também a história da minha família e de outras famílias. A solidariedade despertada nos emocionou".

Em seguida, Marcia lembrou as origens nordestinas dos dois casais homenageados naquela sessão legislativa, notando a importância da influência daquela região do Brasil na comunidade cubatense, pois o casal Luiz José da Silva e Gercina Maria da Silva, da Igreja Nossa Senhora da Lapa, tem origem pernambucana, e o casal Antoney Araújo e Claudenice Dantas, ligado à Paróquia São Judas Tadeu, tem origens baianas.

Complementando a fala do bispo, a prefeita citou que "o maior patrimônio, a vida, é a história de vida que a gente escreve. E nós nos identificamos na comunidade, como uma família." Lembrando que uma das origens latinas da palavra família é "faama", que significa "casa", Marcia disse que as pessoas devem reivindicar moradias, mas com mais solidariedade e amor, sem hostilidade, respeitando a comunidade. "É com o dízimo, na forma de imposto que a população paga, que construímos a cidade. Queremos fazer a maior obra habitacional da história da cidade, mas só com respeito mútuo podemos fazê-lo. Vi famílias esperando por tantos anos para ter sua casa, e vi famílias recém-chegadas quererem passar à frente delas, por terem participado de algum tipo de manifestação, e isso me entristece".

A sessão teve também a participação do padre indiano John Chungath, assessor diocesano da Pastoral da Família, além do secretariado municipal, vereadores e outros convidados, e foi abrilhantada pelo aplaudido coral Raízes da Serra, regido por Sandra Diogo Moço, com o acompanhamento da pianista Rute Fernanda Bernardes da Silva.


O encontro terminou com a bênção dada pelo bispo diocesano, que foi presenteado pelo Legislativo com uma Bíblia, aproveitando para lembrar ser setembro o "Mês da Bíblia". E todos voltaram a cantar, juntos, a "Oração da Família", num amplo e significativo congraçamento.



Texto: Carlos Pimentel Mendes - MTb 12.283
Fotos: José Mário Alves - Mtb 59.316

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Prefeitura propõe denominação do novo CVT como Benito Gonzalez

Projeto de lei homenageia cidadão que atuou nas vidas pública e privada no município


Principal incentivador da instalação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Cubatão, o professor, empreendedor e ex-secretário municipal Benedito Santiago Martinez Gonzalez poderá ser homenageado com seu nome nesse equipamento, prestes a ser inaugurado na Rua Dr. Fernando Costa, 1.096, Vila Couto. Projeto de lei neste sentido foi enviado pela Prefeitura à Câmara Municipal, no dia seguinte ao seu falecimento.

Datado de 25 de julho, o documento propõe a denominação "Centro Vocacional Tecnológico Benito Santiago Martinez Gonzalez", sendo acompanhado por ofício com mensagem explicativa em que é lembrada a carreira do homenageado, nascido em 22 de outubro de 1956 em Santos.

Benito dedicou cerca de 40 anos de sua vida a Cubatão, com destaque às atividades no Polo Industrial e, mais recentemente, como secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, chegando a acumular esta função com períodos em outras secretarias municipais.

"Benito era professor universitário, titular das cadeiras de Tecnologia de Gestão Ambiental e Economia do Trabalho na Universidade Católica de Santos, graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão de Risco e Gestão Ambiental pelo Instituto Argentino de Seguridad; possuía MBA em Gestão Ambiental pela Poli-USP e mestrado em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente pelo Senac e UFRJ.

"Na vida acadêmica, foi autor de trabalhos publicados, sempre com ênfase no Município de Cubatão, como o EIA RIMA - Dragagem do Canal Piaçaguera Cubatão, dissertação sobre a Importância da Geração de Emprego e Renda para viabilizar a Agenda 21 de Cubatão (Senac 2010) e, no Congresso Nacional de Excelência em Gestão 2011, apresentou o trabalho Políticas públicas que viabilizam a Agenda 21- Cubatão 2020, a cidade que queremos, entre outros", observa a prefeita Marcia Rosa, no documento.

Como secretário municipal desde 2009, coordenou a implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social, de reconhecimento nacional através de premiações por instituições brasileiras, como em destaque o Pacto pelo Emprego, Pró-Comércio, Cartão Servidor Cidadão e promoveu a consolidação da Agenda 21 de Cubatão. Além disso, também coordenou o Projeto Cubatão+20, que ampliou o reconhecimento internacional sobre a recuperação ambiental cubatense.

"Na iniciativa privada, ingressou na antiga Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa - hoje Usiminas) em 1976, como técnico de Manutenção Industrial, até ocupar diversos cargos de destaque, como superintendente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho e superintendente de Relações Industriais, além de ser coordenador do Ciesp-Cubatão - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e membro de comissões técnicas da entidade", cita ainda a mensagem explicativa.

CVT -. Benito foi um dos idealizadores e responsáveis pelas parcerias firmadas para a construção do CVT, que está em fase de conclusão de obras, na Rua Dr. Fernando Costa (antiga sede da Fábrica da Comunidade e do Posto de Atendimento ao Trabalhador/PAT).

Lembra ainda a mensagem anexada ao projeto de lei que o CVT "possuirá estruturas de convivência dotadas de facilidades de comunicação e disseminação de conhecimento, bem como oficinas e laboratórios vocacionados. Além de unidade de ensino e de profissionalização, será voltado à difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, de conhecimentos práticos na área de serviços técnicos e de transferência de conhecimentos tecnológicos, de acordo com a realidade econômica e vocação de Cubatão".

Texto: Carlos Pimentel Mendes - MTb 12.283

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Em reunião com ministro da Saúde, Cubatão defende regionalização do HMC

Prefeita Marcia Rosa alertou, em reunião da Frente Nacional de Prefeitos, para a dificuldade de obtenção de recursos para a gestão da saúde




Durante a 3ª Reunião da Diretoria Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Gestão 2013/2014, ocorrida na manhã desta segunda-feira (5) em Brasília, a Prefeita Marcia Rosa alertou para a dificuldade dos municípios brasileiros em obterem recursos para o financiamento da saúde. No encontro, que contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a chefe do Executivo cubatense também solicitou que o Hospital Municipal de Cubatão – Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva (HMC), seja reconhecido como regional, o que possibilitaria o encaminhamento de mais recursos federais e estaduais, desafogando os cofres públicos municipais.


O pedido da Municipalidade já foi encaminhado ao Ministério da Saúde e aguarda avaliação. Marcia Rosa destacou que o HMC tem todas as condições de receber o reconhecimento, já que atende a um público estimado em 240 mil pessoas. “Pela excelência no atendimento, recebemos pacientes de várias cidades da Baixada Santista, além de vítimas de acidentes nas rodovias que cortam nosso município. Com toda essa demanda, somente o Hospital tem um custeio mensal de R$ 5,2 milhões. Em 2012, arcamos com 83,4% de todos os recursos investidos em saúde, enquanto o Governo Federal ajudou com 16,48% e o Governo do Estado, apenas com 0,13%”, disse.

A prefeita de Cubatão, que ocupa na FNP a vice-presidência temática de Políticas Públicas para as Mulheres, também falou sobre o programa Mais Médicos, do Governo Federal. A cidade aderiu ao projeto, que está na fase de recebimento de inscrições. “A população do Brasil reconhece a falta de médicos, especialmente nas comunidades mais carentes. Exatamente por nossa alta demanda, aderimos ao programa e esperamos a chegada dos profissionais”. Padilha acenou positivamente ao reconhecimento do HMC como hospital regional, lembrando que o pedido está sendo estudado pelos técnicos do ministério, além de defender uma maior participação do governo estadual no financiamento da saúde pública municipal.
Outras pautas – Durante o encontro da FNP, que reuniu prefeitos de todo o País, a prefeita de Cubatão abordou outros assuntos com a Executiva da entidade e com os representantes do Governo Federal.

Marcia defendeu que municípios com o nome "sujo" no Cadastro Único de Convênios (Cauc) da União possam receber verbas para investimentos, sobretudo em mobilidade urbana e melhorias nos serviços públicos. "Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), mais de 80% das prefeituras não podem celebrar convênios com a União. A crise na arrecadação prejudica as finanças, impossibilitando, pelos critérios atuais do Cauc, a celebração de convênios e programas com os governos Federal e Estadual. Com isso as obras de infra-estrutura estão paradas e o recebimento de verbas de repasses e emendas parlamentares fica muito prejudicado. É preciso rever essa situação com urgência", explicou.

Cubatão também sugere a criação de um plano especial federal para a reestruturação das finanças municipais, no qual parte dos precatórios das prefeituras seriam assumidas pela União, que em compensação assumiria parte das dívidas ativas municipais.
Além disso, alertou para a necessidade de reavaliação sobre a desoneração, por parte do Governo Federal, das Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE). "Somente com esta renúncia fiscal, a União já deixou de arrecadar R$ 6,83 bilhões. Isso tem causado uma renúncia indireta de receitas para os municípios, causando maior dano com a queda de arrecadação de impostos como o ICMS e ISS, principalmente às cidades produtoras de álcool e gasolina.


 
Texto: Allan Nóbrega – MTb 52.208/SP

Fotos: José Mário Alves

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Concluida pavimentação das Rua da Cidadania no centro e Santo Antonio na Vila Nova



Programa de pavimentação de vias públicas terá prosseguimento na próxima semana, na entrada da Vila Natal




A Prefeitura de Cubatão encerrou nesta sexta-feira (02/08) mais uma etapa do programa de pavimentação de vias públicas, desta vez com a conclusão das obras da Rua da Cidadania, na área central. Os serviços complementam o plano de recuperação do entorno da Praça Princesa Isabel, que foi recuperada em 2012. Além disso, permitem melhor acesso e circulação a uma importante área de esporte, lazer e prestação de serviços, que tem como principais equipamentos o Centro Esportivo Professor "Ayrton Romero da Nóbrega", antigo Castelão, e o Edifício Castro, que concentra o Cartório Eleitoral, Fundo Social de Solidariedade, Procon, Programa Acessa São Paulo, Centro de Apoio, Amparo e Qualificação (Cadeq), entre outros.

O programa de pavimentação beneficia, também, os bairros. A empreiteira Termaq, encarregada dos serviços, já havia concluído, há alguns dias, os trabalhos na Rua Santo Antonio, na Vila Nova, restando, agora, somente a colocação dos ladrilhos hidráulicos, que compõem as calçadas para pedestres.

Na manhã desta sexta-feira, o secretário municipal de Manutenção Urbana e Serviços Públicos, Pedro Hildebrando da Silva, reuniu-se com representantes da Termaq para debater as novas etapas do programa de pavimentação. Na próxima semana, devem ser iniciadas as obras na entrada da Vila Natal.

Planejamento - A Prefeitura de Cubatão está promovendo a retomada das obras e projetos previstos pelo seu plano de governo, após um longo trabalho de revisão de contas e replanejamento de recursos frente à acentuada queda de arrecadação e aos prejuizos causados pelas fortes chuvas e inundações do primeiro trimestre deste ano.