Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TURMA do NÃO, "eles" são contra CUBATÃO

Alguns membros da Turma do Não reclamam que eles não podem criticar nada que a Rede do Bem se manifesta contra eles. Mas é óbvio, só tem o olhos para desgraça, só enxergam o que querem ver. Tudo para eles está errado, não presta, é crítica destrutiva. Não conseguem enxergar nada positivo.
Ante que venham me chamar de tapado (aliás, a Turma do Não critica, mas não aceita críticas, pois logo partem para ofensa pessoal), dou um exemplo de que quando a crítica tem a real intenção de melhorar algo, eu leio sem "criticar". Estou falando de um tal de Agenor das Cotas, que inclusive escreve no Blog da Turma do Não. Percebo que ele critica a administração quando entende que algo está errado, mas também recebo e-mail dele com elogios ao Governo do PT, quando entende que este fez coisas certas.  Outro detalhe: geralmente quando critica algo, apresenta alternativas ou soluções que julga corretas.
Aí está a diferença de quem faz criticas construtivas e de quem faz criticas com outros propósitos (quase sempre eleitoreiros).
Outra coisa, nestes e-mails do tal Agenor, tem criticas para todas as esferas de governo: municipal, estadual, empresas, etc. Já a Turma do Não só faz críticas à Administração Municipal. Por exemplo: alguns meses atrás houve um acidente na obra do CDHU (Governo do Estado) no bolsão 7 que feriu dois operários - não vi uma crítica sobre isto vindo da Turma do Não. Outro exemplo é a demolição de casas nas Cotas, por parte, também, do CDHU, que está deixando vários entulhos espalhados na região que podem contribuir para deslizamento, ocasionando desastres - quando mencionam este fato, logo querem empurrar a responsabilidade para a Prefeitura. Por que não cobram o CDHU e o Governo do Estado? É desconhecimento de quem é a responsabilidade ou má-intenção?
Aliás, o Blog da Turma do Não deveria assumir sua posição de oposição. Isto é mais ético e correto com as pessoas. Os jornais nos Estados Unidos fazem isto. A Carta Capital deixa bem claro qual é sua posição ideológica. Este discursinho de que age com imparcialidade, que só que ajudar, fere a inteligência do mais desprovido da mesma.
Mas voltando a comentar sobre como age a Turma do Não, outra artimanha destes é passar informações truncadas para confundir o leitor. É o caso dos aluguéis de imóveis pela Prefeitura. Pegaram o valor total dos aluguéis no ano e deram a entender que era mensal.
Outro exemplo é a locação de carros pela Prefeitura. Somaram todos os valores de locações dos modelos, do menor ao maior valor, tiraram a média e usaram o carro mais básico como exemplo para falar que a Prefeitura iria alugar aquele modelo de automóvel pela média de valor de todos os outros carros. O correto era pegar o valor de locação do modelo que usaram como exemplo para tirar a média que quanto sairia por ano. Além disso, se quisessem realmente informa corretamente, pegariam a média de aluguel do carro exemplo e teriam feitos pesquisa para ver quanto é o valor de locação do modelo no mercado.
Outra coisa, quando a Câmara alugou seus carros, pela primeira vez, na gestão anterior (por um valor bem maior do que a prefeitura), ninguém da Turma do Não falou nada, por que será?
A locação de frotas é amplamente utilizada pela iniciativa privada. Será que a iniciativa privada gosta de gastar dinheiro a toa? Ou será que é mais compensador? Vocês já viram alguma empresa capitalista utilizar seus recursos financeiros em algo que não traga lucro aos negócios? Outro exemplo são os vários orgãos públicos pelo Brasil que também já viram que esta opção é mais rentável a médio e longo prazo. Na Baixada já são vários exemplos.
Bom! este e-mail é um desabafo contra uma Turma do Não que acha que estão lidando com pessoas com inteligência de uma criança de cinco anos (Aliás, acho que eles não enganam nem crianças).

Alfredo Nilman


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Prefeitura encaminha à Câmara o projeto do Bolsa-Família Municipal - Cubatão em Família

"É um dos grandes projetos desta administração", disse Marcia Rosa


A entrega à Câmara Municipal, feita pessoalmente pela prefeita Marcia Rosa na tarde desta terça-feira (16), sinaliza a grande importância social que é dada ao projeto de lei que institui o Bolsa-Família Municipal – Cubatão em Família (BFMCF), complementando os recursos federais e dando um passo importante para a melhorar a situação das famílias em estado de estrema pobreza em Cubatão. "É um dos grandes projetos desta administração", disse a prefeita, permitindo complementar os benefícios concedidos pelo governo federal a mais de seis mil famílias, e já tem no orçamento deste ano uma reserva de R$ 400 mil, para que possa ser implantado assim que ocorrer a aprovação pela câmara.
O programa municipal deverá utilizar o Cadastro Único de Programa Sociais do Governo Federal (Cadúnico), e Marcia Rosa informou ainda que a Prefeitura está gestionando para que a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) também empregue esse cadastro, como base para que as famílias sejam beneficiadas com a tarifa social de energia elétrica.
Conforme o projeto entregue à Câmara, o benefício do Bolsa-Família Municipal será de R$ 120,00 mensais por família, em forma de Cartão de Benefício, para uso no comércio local, e inicialmente será disponibilizado em 12 parcelas mensais, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses. A previsão é de atender, inicialmente, 500 famílias/mês, dentro do critério de seleção estabelecido no projeto de lei, podendo esse número ser aumentado por decreto executivo, conforme disponibilidade orçamentária e dentro dos critérios legais previstos.

Texto: Carlos Pimentel Mendes – MTb. 12.283-SP
Foto:

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cubatão é reconhecida nacionalmente como referência em gestão de políticas públicas



A  cidade de Cubatão foi reconhecida nacionalmente como Excelência em Gestão Pública, no VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão, que ocorreu nos dias 12 e 13/08, em Niterói (RJ).

Um artigo científico elaborado pela prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, em conjunto com o secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Benito Santiago Martinez Gonzalez, com foco em implementação de políticas públicas, destacando o IPTU do Bom Empreendedor, foi apresentado durante o VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão, promovido pela Universidade Federal Fluminense - UFF.
Com o tema: Políticas Públicas que viabilizam a Agenda 21- Cubatão 2020: a Cidade que Queremos, o trabalho foi apresentado pela prefeita Marcia Rosa, que começou discursando cronologicamente sobre a fase de industrialização no município, quando as empresas não priorizavam questões ambientais e sociais, e devido ao esquecimento dessas questões, a cidade teve um crescimento desordenado, acarretando um enorme passivo socioambiental.
Com o objetivo de reparar esse passivo, já no início de 2009, foi feito um amplo diagnóstico sobre os avanços da Agenda 21 de Cubatão, para analisar os avanços obtidos até então e identificar oportunidades de melhorias que pudessem acelerar o processo, com base nos objetivos de transformar Cubatão até 2020 numa cidade mais justa nas áreas social e ambiental, prezando sempre pela sustentabilidade.
E ainda com a necessidade de dar a Agenda 21 de Cubatão a relevância e a importância necessárias para que se pudessem alavancar os projetos nela contidos, o Governo Municipal instalou em seu Gabinete a Comissão Executiva da Agenda 21, sendo empossada pelo Poder Executivo municipal a Comissão Permanente da Agenda 21
A partir daí, a administração municipal de Cubatão, norteada por números que mostravam a grande desigualdade social, principalmente no quesito empregabilidade, implantou no município uma política pública denominada de Benefício do Bom Empreendedor, instituido pela Lei Municipal nº 3.416, de 18/10/2010.
O Benefício Fiscal de que trata esta Lei, consiste na concessão de desconto de até 10% (dez porcento) incidente sobre o valor do tributo, aos contribuintes dos impostos predial e territorial urbano que comprovarem ter atendido, no ano fiscal do requerimento, uma ou mais das condições propostas, como a contratação direta através do Posto de Atendimento ao Trabalhador - PAT/Cubatão; contratação do egresso do sistema prisional e a contratação de mulheres.
Também serão beneficiadas pelo programa as empresas que contratem cidadãos residentes no Município, celebrem convênios firmados com instituições sem fins lucrativos que tenham por objetivo a assistência ao adolescente, aos adolescentes com deficiência e à educação profissional, registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cubatão, a título de primeiro emprego; investimento em formação, capacitação e qualificação de mão-de-obra; investimento em projetos nas áreas de Educação, Cultura, Esporte e/ou Lazer no Município, inclusive através da Lei Rouanet.
Para participar do programa Bom Empreendedor, a empresa não poderá estar incluída no Cadastro Oficial de Devedores do Município - C.O.D; não ter sido autuado pela CETESB; realizar atividades e/ou desenvolver projetos que atendam os parâmetros de sustentabilidade previstos na agenda 21; e deverá, ainda, ter aderido a qualquer programa público de incentivo ao comércio local.
Nesta sétima edição, o Congresso Nacional de Excelência em Gestão enfatizou a Gestão de Riscos para a Sustentabilidade e busca a difusão das informações geradas no âmbito dos centros de pesquisa por meio de palestras, artigos e troca de experiência entre a academia e as organizações, situação que é viabilizada pelo perfil variado do público que tem acompanhado o congresso.
Além do trabalho cubatense, foram apresentados temas como: A gestão das organizações hospitalares e suas complexidades; A gestão ágil como novo paradigma no gerenciamento de projetos; Inovação no processo e melhoria contínua em uma indústria de plásticos do polo moveleiro da serra gaúcha; Aplicação do Programa de Pré-requisitos para Garantia da Segurança do Alimento em Barco Pesqueiro; Uma Contribuição Para a Excelência em Gestão da Qualidade na Indústria Metal Mecânica: Estudo de Múltiplos Casos e Survey.
Acompanharam a prefeita Marcia Rosa, o secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Benito Santiago Martinez Gonzalez, e a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Karina Cruz Gonçalves.

Texto e Fotos: José Mário Alves  MTb 59.316/SP








quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Muro garantirá segurança na travessia da via férrea na Vila dos Pescadores

Proteção terá 1.600 metros de extensão

Moradores da Vila dos Pescadores, em Cubatão, terão maior segurança ao cruzar a via férrea que contorna parte do núcleo encravado entre a Avenida Tancredo Neves e o Rio Casqueiro. Acordo selado entre Prefeitura, Sociedade de Melhoramentos e MRS Logística prevê a construção de dois muros paralelos de proteção, com a criação de pontos para a passagem de pedestres, no prazo de 90 dias. A obra, um investimento de R$ 2 milhões, também garantirá maior tranquilidade aos operadores do sistema ferroviário.

Em reunião realizada junto à Avenida Ferroviária I e II, na tarde da última terça-feira (9/08), entre diretores da assossiação de moradores e engenheiros da Prefeitura e da MRS, foram definidos os últimos detalhes para o início da obra. Nos locais de travessia serão instalados “direcionamentos de fluxo”, que obrigam o pedestre a respeitar as normas de passagem de nível, o chamado “pare, olhe e escute”.
A Prefeitura também vai agilizar o trabalho de drenagem na margem da ferrovia. O local já está em obras. A Termaq Construções realiza a pavimentação da avenida, que inclui a instalaçao de rede de drenagem. A obra deve eliminar as constantes enchentes naquela região.

Proteção - O muro, de 1.600 metros de extensão, terá o mesmo padrão do existente ao longo da Avenida Nove de Abril: dois metros de altura, sendo um metro em alvenaria e mais um metro em tela. Será erguido da Praça Rotary, na Avenida Tancredo Neves, até a ponte metálica na divisa com o município de Santos. A execução ficará a cargo da empresa D’Camp.

Texto e Fotos: José Mário Alves  MTb 59.316/SP

Link para fotos