Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Cubatão está ganhando uma nova Avenida Nove de Abril

O projeto é um complexo de ações visuais e paisagísticas
           A população de Cubatão está ganhando uma nova Avenida Nove de Abril, que sofrerá intervenções visuais e paisagísticas. A obra compreende desde a Ponte do Arco Íris e vai até a Estação das Artes. Mas, está sendo iniciada por um trecho piloto a partir da Rua Bernardino de Pinho Gomes até a Travessa Canadá.  A prefeita Marcia Rosa foi verificar, na tarde da última quarta-feira (20/07), o início dos trabalhos neste primeiro trecho e detalhar o projeto para os comerciantes e munícipes que passavam no local.
A Prefeita Marcia Rosa foi pessoalmente
apresentar o projeto aos comerciantes
Neste início, a Administração Municipal, com ajuda de comerciantes e população, poderá avaliar os impactos no comércio e definir a melhor forma de prosseguir com a obra, cuja execução poderá ser no período noturno.  Segundo informações da Secretaria de Obras, serão investidos R$ 3 milhões em todo o projeto de revitalização.
Além de embelezar a avenida principal da cidade, a obra traz um benefício extra aos moradores da região do Jardim Costa e Silva. Uma nova travessia será aberta na confluência da Rua Bernardino de Pinho Gomes com a Avenida Nove de Abril. Nesta região serão instalados também novos semáforos e sinalização de solo.




O trabalho será realizado pela Termaq Construções por etapas, a fim de causar o menor impacto possível no comércio e no fluxo de pedestres. A previsão é concluir os serviços,  na área compreendida entre o Parque Anilinas e a Rua São Paulo,  até o mês de dezembro.
Detalhes - O projeto contempla troca de todo o piso das calçadas, a substituição dos bancos, que serão instalados de forma longitudinal no mesmo sentido da avenida proporcionando melhor trânsito dos pedestres, as calçadas ganharão novo ajardinamento e serão feitas melhorias na iluminação pública.
Serão instalados ainda novos pontos de ônibus e novas lixeiras, além da repavimentação de todo o leito carroçável e pintura da sinalização do solo. Já na questão ambiental, serão preservadas todas as árvores do canteiro central.
Cumprindo o programa “Cubatão Acessível”, a nova avenida será totalmente planejada para a acessibilidade, com a instalação de piso podotáctil e rebaixamento de guias, de forma que todos os portadores de deficiência, tanto visual quanto cadeirantes, tenham total acesso às empresas de comércio e prestação de serviços estabelecidas na região.
A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), por solicitação da Secretaria de Obras, irá realizar a troca de todo o cabeamento existente por outro mais condensado, visando uma total despoluição visual. Foram ainda solicitadas a outras empresas concessionárias que também apresentem estudos de redução de cabos nos postes da avenida. A Sabesp irá trocar, durante a execução dos serviços, toda a tubulação antiga de água e esgotos por uma nova, mais resistente.
Pensando em investimentos tecnológicos de ponta, serão instalados, durante as obras, novos dutos que poderão receber fibras óticas ou outro tipo de cabeamento no futuro, sem que haja a necessidade de novas interferências ao longo da avenida.
 
Texto: José Mário Alves MTb 59.316/SP
Fotos: Rodrigo Fernandes

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cubatão Danado de Bom é roteiro no 6º Salão do Turismo, no Anhembi

Pessoas de todo canto do Brasil puderam conhecer um pouco mais sobre o Festival da Cultura Nordestina de Cubatão
 
O Festival Cubatão Danado de Bom foi divulgado para turistas, empreendedores e gestores de Turismo de todo o Brasil. A Festa foi um dos destaques do 6º Salão do Turismo que acontece até o próximo domingo (17/7), no Anhembi, em São Paulo. O crescimento do Cubatão Danado de Bom é uma das prioridades do governo municipal que fez questão de organizar uma atividade de divulgação especial no Salão: no espaço reservado para Cubatão, dentro do estande do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, havia panfletagem sobre o Festival. Folders coloridos, contendo as principais informações do Festival Danado de Bom, foram distribuídos.
De olho no foco do Salão, que é fomentar o turismo doméstico, o Festival cubatense aparece como mais uma opção de lazer e turismo cultural, trazendo música, culinária, folclore, artesanato e literatura nordestinos em cinco dias de festa, e tudo isso, sem sair do estado de São Paulo. De 11 a 15 de novembro, o Kartódromo Municipal “vai tornar Cubatão, novamente, a cidade mais nordestina fora do Nordeste”, como já afirmou o coordenador de Turismo de Campina Grande, na Paraíba, um dos organizadores do maior São João do mundo. Este ano, o evento também vai homenagear o humorista cearense Chico Anysio, além de outros cinco moradores da cidade, também nordestinos.
De acordo com o secretário de Cultura de Cubatão, o Salão do Turismo funciona como uma vitrine do turismo local para o Brasil: “Cubatão esteve presente em todos os dias do Salão, com representantes da Diretoria de Turismo, divulgando o município através de material publicitário, folders e revelando o nosso potencial”, disse Welington Borges. Dentro da oferta de 94 roteiros turísticos, separados por regiões brasileiras, podemos dizer que o Festival Danado de Bom já se integrou às principais rotas de cultura e lazer da Baixada Santista e do Estado.
Passeando pelo evento, no Anhembi, era possível contemplar toda a beleza da cultura, culinária e artes nordestinas através dos estandes dedicados aos nove estados daquela Região. A alegria da Bahia, o belo artesanato da Paraíba, as rendas do Maranhão, entre tantas outras belezas saborosas de Alagoas, Ceará, Piauí, Pernambuco e Rio Grande Norte: justamente tudo aquilo que será destaque no Festival Cubatão Danado de Bom. O objetivo da festa é homenagear a Cultura do Nordeste, já que mais de 60% dos moradores da cidade têm origem nordestina ou são descendentes.
Festival pode atrair novos turistas – de acordo com Pedro Novais, Ministro do Turismo, este ano, o Salão sintetizou o melhor da oferta nacional em turismo doméstico. “Um dos objetivos desta edição é estimular o movimento de novos passageiros, o que significa promover a inclusão social, aquecer o setor, aumentar a oferta de postos de trabalho, além de oferecer a esses brasileiros a chance de conhecer sua pátria e melhorar a qualidade de vida deles e de suas famílias”, afirmou o Ministro.
Percorrendo o 6º Salão do Turismo, o público conheceu cada estado brasileiro por meio de folhetos, apresentações de dança, shows regionais, gastronomia, artesanato e dezenas de roteiros de destinos turísticos com preço reduzido – onde o visitante pôde comprar sua viagem na hora. Dessa maneira, o 6º Salão contribui para a construção de uma nova imagem do Brasil e para a geração de renda. “Queremos mostrar ao brasileiro que é possível viajar e que a viagem é, antes de tudo, uma experiência transformadora", garantiu Bel Mesquita, secretária Nacional de Políticas do Turismo.

Texto: Morgana Monteiro
Foto: José Mário Alves





domingo, 17 de julho de 2011

Coordenador de Turismo de Campina Grande (PB) vem conhecer Festival Cubatão Danado de Bom

Os municípios devem se tornar cidades-irmãs. Artesãos paraibanos vão expor e ministrar oficinas durante o Festival cubatense, em novembro
Dentro da série de ações para tornar o Festival Cubatão Danado de Bom deste ano ainda maior, a Prefeitura de Cubatão recebeu o coordenador de Turismo de Campina Grande (PB), Gustavo Pontinelle, nesta quarta-feira (13/7). A cidade paraibana realiza o que é considerado hoje o maior São João do mundo, e uma das festas mais importantes do Nordeste. A reunião aconteceu a partir de um convite da prefeita Marcia Rosa, que foi representada neste encontro pelo chefe de gabinete, José Carlos Ribeiro dos Santos.
Secretário de Cultura de Cubatão, Welington Borges; Coordenador de Turismo de Campina Grande, Gustavo Pontinelli e a Assessora Executiva do Convention e Visitors Bureal da Paraíba, Byanca Montenegro, que trouxe um pouco da experiência do maior São João do Mundo.
A troca de experiências agrega valor à organização da segunda edição do Cubatão Danado de Bom, que agora faz parte do calendário oficial da cidade. A prefeita Marcia Rosa ressalta que o festival é uma grande homenagem à cultura e ao povo nordestino. O chefe de gabinete destaca que a cidade tem convênios de cidades-irmãs com municípios de vários estados e até de outros países, mas não com a região do Nordeste: “Será um prazer termos Campina Grande como cidade-irmã e a partir de agora selamos um compromisso de que isso será feito para deixar o nosso festival ainda mais bonito”, afirmou.
Já o coordenador de Turismo de Campina Grande comentou que as cidades têm muito em comum e por isso será gratificante firmar essa parceria em breve. “Eu vejo um futuro maravilhos para o Cubatão Danado de Bom, porque realizar essa festa já é uma ideia extremamente rica e feliz. Com certeza, o ‘Danado de bom’ já pode ser considerado  o maior festival nordestino fora do Nordeste”, afirmou Gustavo Pontinelle. A partir disso, o festival cubatense vai contar com a presença de artesãos, escultores e artistas plásticos paraibano que participam do São João de Campina Grande através de uma futura parceria entre os dois municípios.
Essa proposta teve início quando o secretário de Cultura de Cubatão, Welington Borges, foi conferir o evento paraibano, que acontece sempre entre os meses de junho e julho e este ano, durou 31 dias, atraindo mais de 2 milhões de pessoas. Para o secretário, diversas iniciativas bem sucedidas, adotadas em Campina Grande, devem ser compartilhadas no festival de Cubatão. A cenografia e a decoração, já consagradas no evento paraibano, devem servir de inspiração ao Danado de Bom 2011.
Durante a visita de Welington Borges à Paraíba, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, elogiou a iniciativa de criação do Festival Danado de Bom, garantindo, inclusive, sua participação na 2º edição do evento: “Acredito que toda manifestação que divulga a Cultura Nordestina é importante. Fico feliz ao ver que Cubatão valoriza o Nordeste através da festa e de seus moradores. Creio que através dessa identificação, os dois municípios passam a ter muito em comum, inclusive, um vínculo afetivo através da Arte”, disse Veneziano.
A previsão é de que o Cubatão Danado de Bom 2011 receba cerca de 70 mil pessoas, em 35 horas de atrações e com a participação de 120 artistas das mais diversas vertentes – entre eles Zé Ramalho, Daniela Mercury e Cavaleiros do Forró. Este ano, haverá homenagem ao cearense Chico Anysio, que terá uma cidade cenográfica com seus personagens mais conhecidos passeando por lá.
Outros cinco nordestinos, que vivem há mais de 30 anos em Cubatão, também vão ter reconhecimento no Festival. São eles: Camarão do Forró, Agulhão do Mar, Seu Raimundo, Chapéu de Couro e Sanfoneiro Lêla, todos conhecidos na cidade por estes apelidos. Vários espaços vão trazer os sabores, artesanato, literatura, folclore, danças e músicas nordestinos. O festival acontece de 11 a 15 de novembro, no Kartódromo de Cubatão.

Texto: Morgana Monteiro e Melina Coleta
Fotos: Carlos Felipe







terça-feira, 12 de julho de 2011

Obras do PAC 1 da Vila Esperança começam com construção de moderno conjunto poliesportivo

O local terá um campo de futebol com vestiários, lanchonete, quadra poliesportiva e um playground
Secretário de Habitação de Cubatão, Eng. Wagner Moura dos Santos, foi conferir de perto o andamento das obras

As comunidades da Vila Natal e Conjunto Mário Covas receberão nos próximos dias um moderno conjunto poliesportivo. As obras, já iniciadas, fazem parte da primeira etapa da urbanização da Vila Esperança, com verbas da PAC 1 do Governo Federal da ordem de 38 milhões de reais (toda a obra). O conjunto poliesportivo tem 120 dias de prazo para ser completamente entregue aos moradores daquela região.
A obra contempla a construção de um campo de futebol gramado, com medidas de 92 metros de comprimento por 47 metros de largura (dimensões consideradas oficiais pela FIFA) e contará ainda com dois vestiários, com 120 metros quadrados, para as equipes e um para a arbitragem. O equipamento contará ainda com a construção de sete banheiros, sendo dois com acessibilidade e uma lanchonete.
  Serão construídos ainda uma moderna quadra poliesportiva, uma pista de cooper e um playground, além de paisagismo, arborização e calçada no entorno do empreendimento.
Esta obra é necessária para que sejam iniciadas as obras de construção de 120 unidades habitacionais no local. O novo campo de futebol substituirá o antigo equipamento esportivo desta modalidade, que será desativado para a construção dos apartamentos. Para não prejudicar os moradores da região que utilizavam o antigo campo, o Governo Municipal priorizou a construção deste equipamento.
Nos próximos meses será iniciada a mudança de 940 famílias dos núcleos CAIC/Dom Pedro, com destino aos conjuntos Imigrantes I e II, moradias construídas no Bolsão 9, que encontram-se em fase de acabamento. Todo o empreendimento está dividido em quatro fases, sendo que a segunda fase, que irá beneficiar mais de 8 mil pessoas, em 2.214 moradias do núcleo Sítio Novo, já está em processo de licitação.

Texto e Fotos: José Mário Alves Silva  Mtb 59.316/SP







Prefeita visita obras da UPA do Parque São Luiz

Equipamento trará maior agilidade no atendimento
da população de seis bairros de Cubatão
Ao lado dos engenheiros a prefeita Marcia Rosa confere detalhes do projeto da obra da UPA do Parque São Luiz
 
A prefeita Marcia Rosa, acompanhada por uma equipe de secretários, visitou, na tarde desta segunda-feira (11/07), as obras de construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que está sendo construída na Rua Vereador Wilson Alves Pereira, s/nº,  ao lado da Creche do Parque São Luiz. A obra está orçada em R$ 2.317.282,72 e tem previsão de entrega para o fim do mês de novembro.
A unidade que está sendo construída em Cubatão está classificada como UPA I, destinada a grupos populacionais entre 50 mil e 100 mil pessoas, e o valor a ser repassado pelo governo federal é de R$ 1,4 milhão, sendo que deste valor, R$ 1 milhão será destinado para as obras e os R$ 400 mil restantes para a compra de equipamentos.
A UPA irá proporcionar um atendimento mais ágil para a população do Jardim Casqueiro, Parque São Luiz, Conjunto Rubens Lara, Jardim Nova República, Conjunto João Paulo II (Bolsão 7), Jardim Real (Bolsão 9) e Vila dos Pescadores. Além disso, o equipamento vai proporcionar uma melhoria significativa na estrutura de atendimento da UBS do Jardim Casqueiro, onde atualmente funciona o Pronto Socorro daquela região, com mais recursos técnicos e humanos. Segundo a equipe de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde, a UPA também desafogará o Pronto Socorro Central, que realiza em média 550 atendimentos por dia, tendo picos de até 620 atendimentos.
O novo equipamento terá capacidade de realizar atendimentos em situações de emergência e urgência, originados por encaminhamentos de UBSs, Programa Saúde da Família (PSF), Samu ou por decisão própria do cidadão. A UPA estará apta a prestar o primeiro atendimento, estabilização e investigação diagnóstica inicial, definindo a necessidade ou não de direcionar o paciente a serviços hospitalares de maior complexidade, ao Pronto Socorro Central, retorná-lo à UBS ou ao PSF para continuar o tratamento ou mesmo dispensá-lo com a alta médica.
Números do Ministério da Saúde mostram que de cada 1.000 atendimentos realizados na UPA da cidade do Rio de Janeiro,  apenas cinco são encaminhados para o hospital, e que, quando bem integrados os programas de Saúde da Família, o Samu e a UPA, o atendimento ganha mais rapidez, qualidade e humanização.
            As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares. Este atendimento em conjunto compõe uma rede organizada de atenção às urgências.
A UPA de Cubatão funcionará de forma ininterrupta, 24 horas por dia, e com atendimento de Pediatria, Clínica Médica, Ortopedia, Emergência Odontológica, exames de Raios X, laboratório e eletrocardiograma. O atendimento médico a este pessoal vinha acontecendo de forma precária no Pronto Socorro do Jardim Casqueiro, que será transformado em mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Texto: Lula Terras – MTb. 13553 e José Mário Alves Silva  - MTb. 59.316/SP





Fotos: Rodrigo Fernandes

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Trabalho sobre a Agenda 21 de Cubatão é aprovado pelo VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão

Autoria do trabalho é da Prefeita Marcia Rosa e do secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Benito Santiago Martinez Gonzalez
 
 
Prefeita Marcia Rosa, no lançamento do Pacto Pelo Emprego
O artigo Políticas públicas que viabilizam a Agenda 21-Cubatão 2010, a cidade que queremos, de autoria da prefeita Marcia Rosa e do secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Benito Santiago Martinez Gonzalez, foi aprovado pela comissão organizadora do VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão, promovido pela Universidade Federal Fluminense-UFF e que será realizado no dia 13 de agosto.
Além de ter o trabalho incluído nos anais do congresso, tanto a prefeita, quanto o secretário foram convidados a apresentá-lo no evento, que será realizado na Escola de Engenharia da UFF, em Niteró (RJ).
Este ano, o tema do encontro é Gestão de Riscos para a Sustentabilidade e deverá reunir cerca de 1.000 representantes de centros de pesquisas, órgãos governamentais, empresários e instituições de ensino superior. Entre os objetivos do congresso, segundo os organizadores, está “contribuir para a continuidade do desenvolvimento de tecnologias de gestão baseadas nos princípios do desenvolvimento sustentável, Agenda 21, metas do milênio, ISO-26000, entre outros marcos legais e científicos direcionados à ecoeficiência e responsabilidade social e ambiental”.
Para Benito Martinez, a aprovação do trabalho permitirá a ampla divulgação de uma nova imagem de Cubatão. “É a oportunidade de reconhecimento nacional pelas políticas públicas implementadas pela prefeita Marcia Rosa. Incorporar a Agenda 21 em seu plano de governo foi de uma sabedoria imensa e marcou a diferença nos mais de 500 municípios que já tentaram implementar, mas, infelizmente, não sairam do papel”, disse. Revelou que hoje, menos de 1% das Agendas 21 no Brasil estão sobrevivendo, por falta de políticas públicas com tal objetivo.
            Conforme Benito, o segredo da Agenda 21 cubatense está na transformação dos sonhos em realidades. “ Os investimentos que estão sendo feitos em Educação, Saúde, Transporte e Logística, geração de empregos e renda, Cultura, Esporte e Lazer, apontam para o sucesso dessa implementação”.
Destacou o fato do programa, iniciativa do Polo Industrial de Cubatão, ter envolvido toda a Cidade. “A Agenda 21 de Cubatão é reconhecida, hoje, como um dos trabalhos mais importantes do ponto de vista de retratar a expectativa de uma comunidade”.
Benito, que é professor universitário, diz que, em sala de aula, defende o planejamento estratégico como base de desenvolvimento de uma cidade, um estado e um país, com reflexos positivos para o planeta. “Como professor e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, fico profundamente orgulhoso por estar compartilhando este momento”.
Com 20 páginas, o artigo de Benito, aprovado no VII Congresso Brasileiro de Excelência e Gestão, apresenta um histórico da Agenda 21 local e global; traz explicações sobre os objetivos do programa; informações estatísticas sobre as condições sócio, econômicas e geográficas de Cubatão e da Baixada Santista e os resultados alcançados nos últimos dois anos, resumidos na implementqação de 277 projetos, divididos por 17 temas, que vão de logística a administração pública.
Seguindo uma linha de traçada pela prefeita, o objetivo principal do artigo, segundo Benito, foi demonstrar como desenvolver, em nível municipal, políticas públicas que possam assegurar o desenvolvimento sustentável baseado nos conceitos da Agenda 21 Global. “Desenvolvimento sustentável pressupõe que os objetivos econômicos, sociais e ambientais devem ser alcançados de maneira equilibrada. Cubatão teve um crescimento rápido e desordenado em torno das industrias instaladas, sem a preocupação com o meio ambiente, chegando a ser considerada a cidade mais poluída do Brasil. Dentro deste cenário, a implementação da Agenda 21 local se apresenta como uma ferramenta estratégica impar no desenvolvimento de soluções integradas nas diversas áreas da gestão municipal, com apoio e participação efetiva dos atores locais”, afirma Benito na conclusão do trabalho. 

Texto: Paulo Mota- MTB: 12.814

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cubatão Danado de Bom: intercâmbio traz novas ideias para o Festival




Secretário de Cultura de Cubatão conhece os bastidores da maior Festa de São João do mundo, em Campina Grande

O sucesso da Festa de São João de Campina Grande, na Paraíba, há muito tempo extrapolou os limites regionais. Atualmente, o evento é considerado o maior do mundo no gênero, atraindo mais de 2 milhões de pessoas em um mês inteiro de festa (de 3/6 a 3/7). E a cidade de Cubatão foi buscar neste festival paraibano elementos e ações bem sucedidos que possam ser aplicados, também, no Festival “Cubatão Danado de Bom”, já que ambos têm em comum a valorização da Cultura Nordestina.
Prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo com o Kit do Festival da Cultura Nordestina "Cubatão Danado de Bom



Prefeito Veneziano Vital do Rêgo. senador Vitalzinho e sec. de Cultura de Cubatão Welinton Ribeiro Borges.


Para isso, o secretário de Cultura de Cubatão, Welington Borges, realizou uma visita técnica ao Festival paraibano. A idéia é absorver um pouco do know-how adquirido pela Prefeitura de Campina Grande na construção e comando do evento. De acordo com Welington Borges, um exemplo disso é a caracterização adotada no Parque do Povo, espaço de 40 mil m² onde acontece a Festa: são 200 mil bandeirolas espalhadas por todo o lugar. O local conta com um réplica fiel da Catedral de Nossa Senhora da Conceição e uma fogueira cenográfica com 18 metros de altura. “Além da decoração do Parque, todos os restaurantes, barracas e ambulantes espalhados pelo ‘São João’ capricham no visual, valorizando ainda mais a identidade do evento”, disse o secretário. A Prefeitura criou até o Troféu Maria Bonita, para eleger o pavilhão e barraca mais bonitos.

Prefeito Veneziano Vital do Rêgo.  sec. de Cultura de Cubatão Welinton Ribeiro Borges e o coordenador de Turismo de Campina Grande, Gustavo Pontinelli.


Outro ponto forte é a valorização das artes genuinamente nordestinas como o artesanato em couro, madeira, roupas feitas com algodão cru e bordados. No evento, há uma vila, erguida em uma pequena rua cenográfica, dedicada aos artesãos, escultores e artistas plásticos, onde eles podem expor e comercializar seus produtos. O secretário de Cultura de Cubatão acredita que seja possível realizar uma parceria junto à Prefeitura de Campina Grande para que muitos desses artistas participem do Cubatão Danado de Bom com sua criatividade.
Curiosamente, no dia em que o secretário cubatense acompanhou o Festival de São João em Campina Grande, quem subiu ao palco principal foi o cantor Zé Ramalho, que também será uma das grandes atrações do “Cubatão Danado de Bom”, ao lado de nomes do calibre de Daniela Mercury, Cavaleiros do Forró, entre outros. “Tivemos uma mostra de um dos grandes shows musicais que Cubatão vai receber em novembro”, afirmou Borges.

A experiência, profissionalismo e sucesso adquiridos pela Prefeitura de Campina Grande ao longo desses 26 anos de Festival fizeram com que a comunidade e os comerciantes abraçassem a idéia, valorizando a Cultura Regional Nordestina. Este ano, foram investidos R$ 6 milhões no São João de Campina Grande, contando com patrocinadores de grande porte como Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Havaianas, Sky, Contigo!, Avon, entre outros, além da verba do Ministério do Turismo e administração municipal.
O Maior São João do Mundo tem números que impressionam, a começar pelo tempo de duração: 31 dias ininterruptos, entre junho e julho. A grande festa junina de Campina Grande foi criada em 1986. Este ano gerou 10 mil empregos diretos e indiretos. Mais de 90 artistas se apresentaram no palco principal, e, no total são mais de 500 atrações. Pelo menos 160 quadrilhas juninas realizaram 350 apresentações. O São João soma mil horas de forró nos 10 pólos de diversão (Parque do Povo, Arraial Hilton Mota, três ilhas de forró e a Pirâmide-Galante, São José da Mata, Vila do Artesão, Feira da Prata e Expresso Ferroviário). No Parque do Povo, área onde acontece o evento à noite, são três ilhas de forró, 150 barracas, 98 quiosques, 80 camarotes, 100 banheiros químicos e camarotes para 8 mil para pessoas. A segurança tem a participação de mil policiais, ajudados por 50 câmeras de monitoramento. 

De acordo com o coordenador de Turismo de Campina Grande, Gustavo Pontinelle, a cidade “respira” a Festa de São João durante um mês. “Nosso Festival aquece a economia local, atraindo visitantes de todo o Brasil e até do exterior, sempre valorizando o que temos de mais interessante: nossa Cultura Regional”. De acordo com ele, hotéis e pousadas ficam lotados, e muitas pessoas acabam alugando casas e apartamentos para acomodar tanta gente. “A experiência do São João de Campina só é bem-sucedida porque todos acreditam na ideia”, garantiu. E pelo que viu na televisão e pela internet, crê que o Cubatão Danado de Bom tem de tudo para seguir os mesmos passos de Campina Grande.

Cubatão Danado de Bom – Os preparativos para a 2ª edição do Festival de Cultura Nordestina de Cubatão já começaram. A visita técnica do secretário de Cultura é apenas um dos elementos que vão agregar valor à organização do evento. Este ano serão cinco dias de atrações – um a mais do que no ano passado. Em 2011, o Kartódromo Municipal deve receber mais de 70 mil pessoas, gerando cerca de 700 empregos. O investimento no Festival será de R$ 1,8 milhão, sendo que o Ministério do Turismo e Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo já garantiram R$ 600 mil, juntos.

Texto: Morgana Monteiro/José Mário Alves
Foto: José Mário Alves
Link para fotos