Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

sábado, 30 de abril de 2011

A “turma do não” e o Baile da Solidariedade


Recebi mais um -e-mail de um dos porta-vozes da "Turma do Não", ou poderia ser da Turma dos Reclamões, dos urucas, dos "Quanto Pior Melhor", dos que põe seus projetos pessoais acima dos projetos da cidade.

Bom, não importa o nome que vamos dar a esta turminha que não quer ver a cidade progredir, o que importa é que um destes porta-vozes da "Turma do Não" está criticando um evento como o baile oficial da cidade ou Baile da Solidariedade, que já é realizado há vários anos na cidade, mas agora não presta, só porque está sendo organizado por uma administração ligada ao partido dos Trabalhadores (PT), que foi eleita democraticamente pelo povo cubatense, é o fim da picada.

O pior é  o tom do discurso piegas e demagógico. Aliás, por falar em tom, tenho reparado que estes e-mails parecem serem escritos por pessoas diferentes, pois tem e-mails que é um verdadeiro atentado a nossa língua pátria, mas tem outros que deixam transparecer que foi escritor por um lingüístico. Será dupla, tripla ou quádrupla personalidade? Vai saber!

Mas vamos nos ater as criticas feitas ao baile.

Primeiramente, várias cidades da Baixada realizam seus Bailes Oficiais. Porque Cubatão não pode ter o seu? Talvez seja porque a "Turma do Não”, acha que nossa Cidade não mereça ter este tipo de evento! Talvez ache que Cubatão é inferior as outras cidades! Ou talvez seja apenas mais uma critica feita apenas para tentar desqualificar a atual administração e também nossa cidade.

O e-mail fala que o Baile é para poucos, como se a atual administração não realizasse e apoiasse tantas festas populares nos bairros da cidade.  O pior cego é aquele que não quer ver.

Outra coisa importante - toda a renda dos convites é para aplicar nos programas sociais do Fundo de Solidariedade. Quem participa do Baile está ajudando os mais necessitados e tentar rotular as pessoas que vão ao Baile de "ricaços" e "elite",  é simplesmente lamentável, amargurante, ridículo e menosprezar esta atitude positiva destas pessoas.

São exemplos como este e-mail que podemos perceber a tática de tentar desqualificar a atual administração. Vocês perceberam, que quando a população está elogiando uma ação da atual Administração ou quando um assunto tem boa repercussão na imprensa regional, como a maior aprovação popular na área da saúde da baixada santista, logo aparece um factóide criticando. Exemplos é o que não faltam: As obras do Parque Anilinas, a reforma da Rodoviária, as escolas reformadas, etc. Deste jeito, dá até para prever o que vão criticar em seguida: Campo da Vila São José, Praça da Cidadania, as UBSs e tantas outras obras que virão pela frente.

"Turma do Não", contenham-se! Olha o cotovelo!

terça-feira, 26 de abril de 2011

A Turma do Não e a tática de desqualificar o governo


Em Cubatão, a corrida para o Palácio Piaçaguera já começou há muito tempo. As forças políticas do passado já se articulam e algumas já colocaram em prática os planos elaborados para tomarem para si o poder das mãos do PT e voltarem a administrar a cidade.
A oposição está usando táticas de contrainformação para desestabilizar e desqualificar a atual Administração Municipal. Para quem conhece estas táticas sabe que eles estão se utilizando de “falsa informação”, “desinformação”, criando “decepção” e “dúvida” em relação ao Governo do PT. Isto foi muito utilizado na última campanha presidencial contra a Dilma pelas mesmas correntes ideológicas que atuam em Cubatão agora. Para quem quiser saber mais sobre estas táticas, pode acessar os links http://www.brasiliano.com.br/blog/?p=140 ou http://www.rodrigovianna.com.br/tag/contra-informacao .
Esta rede de desestabilização e desqualificação se utiliza de pessoas, veículos de imprensa e políticos a serviço destas forças. E funciona da seguinte maneira:
Em qualquer ato positivo da Administração, sejam as reformas dos próprios municipais, construção de novos prédios públicos, investimentos na Educação, etc, é feito uma campanha para amplificar os pontos negativos, por menores que sejam, e suprimir ou abafar os positivos. Entre as ações estão “visitas” de políticos para denunciar estes supostos pontos negativos (devidamente acompanhados pelos veículos de imprensa de oposição), depois vem os e-mails de pessoas apontando sempre erros e por fim a publicação das matérias negativas.
Mas estes opositores também podem se alimentar um do outro, ou seja, a matéria de jornal pode virar subsídio para os e-mails e/ou os e-mails podem virar subsídio para os veículos ou ainda, os vereadores podem ser a fonte das informações.
No caso dos e-mails, que podem vim de eco-chatos e pseudos-analfabetos-jornalistas, podemos perceber que os críticos só apresentam os problemas, mas nunca apontam ou sugerem uma solução para resolver a questão, o que, desta forma, poderia se tornar uma crítica construtiva. Mas não é este o objetivo destas pessoas. Não há interesse de que a coisa de certo, muito pelo contrário, a filosofia é: Quanto pior, melhor! Desqualificar e desestabilizar!
Seguindo a tática de guerrilha de informação, após os e-mails virão as faixas e panfletos apócrifos contra a administração.
Isto tem funcionado muito bem. Até pessoas ligadas ao governo e ao Partido dos Trabalhadores estão sendo influenciadas por estas forças ocultas e propagando as críticas à administração. A tática começa a funcionar. A população está com os olhos fechados os pontos positivos do governo e só enxergam os negativos.
Mas temos que ter cuidado com estas forças que tentam tomar o poder para si. São as mesmas forças que governaram esta cidade para poucos e que deixaram uma herança maldita para se revertida. Eles tiveram muitos interesses contrariados com a eleição de Márcia Rosa e agora tentam retornar o poder.

Paixão de Cristo
Tenho recebido e-mails criticando a Prefeitura e o secretario de Cultura por manter a tradicional encenação da Paixão de Cristo, contudo realizado por outra entidade teatral.
Os críticos, que devem fazer parte da já manjada “Turma do Não”, dizem que a Prefeitura afastou o Cotac desta encenação. Contudo, os mesmos críticos já dão a resposta do porque a entidade teatral não pode mais receber verbas públicas – não prestaram contas de subvenção recebidas no passado, ou seja, traduzindo, não conseguiram explicar onde foi empregado o dinheiro público lhes ofertado.
Não vamos aqui acusar ninguém, pois não tenho conhecimento do processo e com isso, não possa afirmar que houve dolo no uso da verba pública, mas o fato é que utilizaram verba pública, ou seja, do contribuinte, e não fizeram a devida prestação de contas ou a fizeram de modo errada.
Mas o que me revoltou foi a proposta que a “Turma do Não” fez para que o Cotac volte a encenar a Paixão de Cristo – colocar um interventor na presidência do grupo e perdoar a dívida por decreto. Ou seja, as mesmas pessoas que inúmeras vezes vem criticar a Prefeitura por supostos usos indevidos de verbas, agora pede para a Prefeitura “passar a mão na cabeça” do Cotac é perdoar o grupo que não utilizou de forma devida o dinheiro público. Pedem para a Prefeitura ser omissa e negligente. Sem contar que, em um caso semelhante, da APAE, quando a Prefeitura quis colocar um interventor para sanar a dívida da entidade com o erário público, também por falta de prestação de contas, bradaram que aquilo era um absurdo! Mas agora pedem que se faça isto com o Cotac. Isto, ao meu ver, é pura demagogia de quem sempre procura criticar as ações da atual administração, mesmo que para isso caia em contradição. Esta “Turma do Não” me revolta.



segunda-feira, 25 de abril de 2011

Prefeita visita praça Princesa Isabel e conversa com munícipes e comerciantes

Obras de revitalização passam pela segunda fase
A prefeita Marcia Rosa visitou na manhã desta segunda-feira, 25/04, as obras da segunda fase de revitalização da praça Princesa Izabel no centro da Cidade. Acompanhada dos secretarios de obras, Silvano Lacerda; Manutenção Urbana e Serviços Públicos, Alberto Sarabando; chefe de gabinete, José Carlos Ribeiro; Marcos Antonio Cruz, da Companhia Municipal de Trânsito (CMT); e da engenheira Claudia Dias de Castro, da Cursan, a prefeita verificou de perto o andamento das obras e pediu para que fosse providenciada a jardinagem da praça e a instalação dos bancos novos, em substituição aos bancos provisórios (que vieram do Parque Cotia-Pará).
Marcia determinou ainda que fosse feita a lavagem completa na praça, pois, devido às obras nas calçadas que acontecem no entorno, já estavam se acomulando poeira e detritos provenientes dos serviços. Outra providência determinada pela chefe do executivo municipal foi quanto à manutenção da fonte, recém construida, que - devido a ação de vândalos - teve sua bomba quebrada, necessitando ser trocada.
            A prefeita aproveitou a oportunidade e conversou com diversos comerciantes e moradores do local, fazendo questão de explicar pessoalmente os motivos dos atrasos nas obras, além de pedir a compreensão de todos, já que ao final das obras, a região central estará revitalizada e todos os munícipes terão mais um local de lazer e descontração.
O empresário Zouhair Khalil ficou satisfeito com a atenção da prefeita e comentou: “Ela tem se mostrado muito eficiente. A praça está ficando bonita e com outro visual, como há tempos não víamos. Estou satisfeito com a preocupação da prefeita com a cidade e com os comerciantes de Cubatão”.
Ruas Culturais - Em conversa com comerciantes da Rua Embaixador Pedro de Toledo, a prefeita anunciou que está em fase de formatação um projeto que criará, em conjunto a Associação Comercial (ACIC), “ruas culturais”, onde os comerciantes poderão colocar mesas nas calçadas, sem que isso atrapalhe o trânsito de pedestres, e instalar toldos. Nestes locais acontecerão apresentações musicais, espaços para pontos de leitura, happy hour, num formato semelhante ao da Rua XV de Novembro, na cidade vizinha de Santos. 
            O diretor vice-presidente da ACIC, Antonio Teixeira, informou que já está na pauta do próximo encontro daquela associação esta proposta anunciada pela prefeita, e disse ainda: “Com esta ação, traremos mais alegria a cidade, e nossos jovens terão mais opções de divertimento sem necessitar se deslocar para outras cidades”.

Texto: Christiane Castanheira/ José Mário Alves Mtb 59.316/SP
Foto:José Mário Alves
Link para fotos:

terça-feira, 19 de abril de 2011

MRS Logística constrói muro de vedação da faixa de domínio com a Av. Nove de Abril

As obras estão sendo realizadas devido a um acordo entre a empresa concessionária e a Prefeitura de Cubatão

A empresa concessionária MRS Logística, em acordo com a Secretaria Municipal de Obras, está construindo um muro de vedação da faixa de domínio ao longo da ferrovia com extensão de 2.500 metros por dois metros de altura, sendo um metro em alvenaria e um metro com fechamento por telas tipo alambrado. As obras tiveram início na rua Bernardo de Pinho Gomes, próximo ao Parque Anilinas, seguindo até as imediações da rua Hilário Balula na Vila São José.
O serviço está sendo realizado para se adequar a revitalização da avenida Nove de Abril, que será implementada pelo Governo municipal, melhorando seu aspecto visual e logístico. Outro fator que demonstrava a necessidade de uma intervenção no local foi devido ao avançado estado de corrosão e a precariedade da cerca que delimitava a faixa de domínio da rede ferroviária e a calçada paralela às avenidas Tancredo Neves e Nove de Abril. Em muitos casos já havia acontecido a queda da cerca antiga sobre o passeio e ainda apresentava buracos, que permitiam a passagem de pedestres e animais, podendo serem atropelados pelas composições ferroviárias.
As obras estão a cargo da empresa D’Camp Ltda e foram iniciadas no início deste mês com previsão de entrega até o dia 06 de agosto. A obra será totalmente custeadas pela empresa concessionária.

Texto: José Mário Alves - MTb 59.316/SP
Fotos: Pedro Ivo

sábado, 9 de abril de 2011

Shows de aniversário de Cubatão iniciam em ritmo sertanejo

Cesar Menoti e Fabiano levam mais de 23 mil pessoas ao Kartódromo Municipal

Agraciados por uma noite onde a lua parecia estar parada sobre a serra do mar, iluminando a noite no kartódromo de Cubatão, o público presente teve a oportunidade de conferir a abertura dos shows em comemoração ao aniversário aos 62 anos de emancipação político-administrativo da cidade com chave de ouro.
Já no momento de abertura dos portões podia-se perceber que o show de Cesar Menoti e Fabiano seria um grande sucesso. A dupla sertaneja, com mais de 20 anos de carreira, vendendo cerca de um milhão de CDs e DVDs, mostrou porque que conquistou os brasileiros. Com uma mistura de moda de viola, música sertaneja universitária e pop, os artistas emplacaram sucessos como “Leilão”, “Mensagem pra ela” e “Caso por acaso”. Além dessas músicas, o repertório variado ia desde músicas de Zezé di Camargo e Luciano, até o Trio Parada Dura, com “Andorinhas”, chegando inclusive às músicas religiosas de Padre Marcelo e os sucessos infantis do Trem da Alegria e Balão Mágico.
O público de Cubatão, da região e de outras cidades do Estado, que vieram prestigiar a dupla, pode conferir ao vivo porque César Menoti e Fabiano faz tanto sucesso em rádios por todo o Brasil e também porque foram indicados, em 2008, ao Grammy na categoria melhor álbum sertanejo.
Os espectadores, que segundo os organizadores passavam das 23 mil pessoas, na maioria formada por jovens e adolescentes, cantavam e dançavam, embalados pelas cerca de 1h30 de show.
O estudante, Matheus Rodrigues, com 15 anos de idade, morador do bairro Costa Muniz, disse: “Sempre que posso, prestigio os eventos promovidos pela prefeitura, ainda mais agora que tem vindo para Cubatão grandes shows como este. Espero que continue assim”.
Já o casal Railson da Silva Melo e Cleide Daiana de Campos Melo, moradores do conjunto Mario Covas, afirmaram que: “Não poderia ser melhor a indicação da dupla sertaneja Cesar Menoti e Fabiano para iniciar as comemorações do aniversário de Cubatão, a administração está de parabéns”.
Robson Rosa, diretor da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (ACIC), um dos organizadores da festa Cubatão Country, estava muito feliz pelo resultado do show e comentou: “Esta união entre o poder público e as entidades representativas da cidade pode proporcionar eventos muito bons, como este. Não registramos nenhuma ocorrência grave. A cidade está de parabéns”, finalizou.
As festividades do 62º Aniversário de Emancipação Política de Cubatão, continua durante todo o mês de abril. Já no dia 9/4, às 20h, é a vez da dupla Maria Cecília e Rodolfo agitarem o palco, no Kartódromo. Os jovens, considerados umas das revelações do "sertanejo universitário", trouxeram novidade ao estilo, incluindo batidas como a do axé e gingado de forró, e prometem encantar a plateia com canções como "Mato e morro por você", "Coisas exotéricas" e "A fila andou".
E para quem prefere o forró, a dica é acompanhar o show de Frank Aguiar, no dia 16/4 às 20h, na Av. Deputado Esmeraldo Tarquínio, no Jardim Nova República. O nordestino vai apresentar antigos sucessos como "Mulher madura" e "Prenda", e outras músicas do mais recente álbum, lançado em 2009.
Os shows tem a realização da Prefeitura Municipal de Cubatão e Associação Comercial e Industrial de Cubatão (ACIC), com apoios da Usiminas, Marvim Segurança Patrimonial, Grupo Tel - Viação São Bento e Viação TransLider.


Texto: José Mário Alves - MTb 59.316/SP
Fotos: Carlos Felipe

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Prefeitura lança campanha publicitária em comemoração ao aniversário da Cidade


Com o objetivo de homenagear a Cidade e seus moradores foi lançada pela Prefeitura de Cubatão uma campanha publicitária em comemoração aos 62 anos de emancipação político-administrativa do Município. A campanha é composta pelo vídeo “O Melhor de Cubatão” e a Revista do Balanço das ações da administração municipal, nos anos de 2009 e 2010. Com 60 segundos de duração, o vídeo presta uma homenagem àqueles que contribuiram e contribuem para o desenvolvimento do Município e, mostra também, os avanços pelos quais a Cidade passa. A revista aborda os programas implantados nas diversas secretarias do governo municipal. O vídeo está disponível no canal da Prefeitura no Youtube (http://www.youtube.com/user/PORTALPMC).

Outra novidade é o portal da Prefeitura que será lançado no final deste mês. Totalmente reestruturado e mais moderno, proporcionará maior acessibilidade, informação, novas ferramentas, adaptação a novas tecnologias e mídias sociais. A ideia é construir um canal de comunicação democrático da administração com a população e vice-versa.

Texto: Ana Borges Mtb 59.539/SP